¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, março 18, 2008
 
O RECADO DE DONA MARTA TERESA
SMITH DE VASCONCELOS SUPLICY FAVRE




A ministra do Turismo, Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy Favre disse ontem, ao comentar o mal-estar que Brasil e Espanha vivem nas últimas semanas por conta das recentes repatriações de brasileiros, que os brasileiros têm que ser respeitados. Como se ela os respeitasse quando, em um rompante de elitismo, sugeriu relaxar e gozar aos passageiros que sofriam nos aeroportos no ano passado. Para dona Marta, devido às relações entre os dois países, não deve haver qualquer movimento "que possa acirrar qualquer coisa. Agora, temos que ser respeitados. Evidente que temos. Podemos admitir o tratamento que estão dando aos brasileiros? Não podemos".

O que Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy Favre está dizendo é que todo brasileiro que vai à Espanha em busca de trabalho clandestino tem de ter respeitado seu direito – adquirido? – ao trabalho clandestino. Está também afirmando que a Espanha não tem o direito de barrar os estrangeiros que não quer em seu território.

Em uma atitude revanchista estúpida, as autoridades brasileiras chegaram a proibir a entrada em território nacional de empresários que vinham encetar negócios no Brasil, e até mesmo uma agente de turismo que vinha organizar pacotes turísticos para espanhóis. Filosofia de jerico. A Polícia Federal parece ainda não ter entendido que, se há brasileiros que buscam trabalho clandestino na Espanha, não há espanhol que venha buscar trabalho clandestino no Brasil.

Enfim, nada de espantar nas declarações de uma ministra que está planejando um trem de luxo - não para brasileiros, mas para japoneses, europeus e americanos endinheirados – até as cataratas de Iguaçu.

Curiosamente, dona Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy Favre não tem nada a dizer contra o número de brasileiros presos no Estado de Massachusetts esperando para ser deportados, que cresceu 25% nos últimos 12 meses, segundo o cônsul-geral do Brasil, Mário Saad. No começo do ano passado havia uma média de 150 brasileiros presos esperando deportação. No início deste ano, a média subiu para 200. Do segundo semestre para cá, o número médio de brasileiros deportados por mês passou de 37 para 45 no Estado. Isto só no Estado de Massachusetts. As informações são da repórter Patrícia Campos Mello, do Estadão. Segundo a reportagem, há 1,2 milhão de brasileiros ilegais nos Estados Unidos. Em Massachusetts, são 230 mil.

Causa espécie que dona Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy Favre não passe aos Estados Unidos o mesmo recado: “temos que ser respeitados. Evidente que temos. Podemos admitir o tratamento que estão dando aos brasileiros? Não podemos”.