¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, novembro 18, 2008
 
HALTEROCOPISMO E SUCESSO


O Supremo Apedeuta afirmou ontem que a televisão, em muitos casos, contribui para a degradação da estrutura da família. "Qual o processo de educação que nós aprendemos quando ligamos uma televisão neste país? Pelo contrário. Eu diria que, em muitos casos, o que nós assistimos é um processo de degradação da estrutura da família", disse, no Clube Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Para começar, liga a televisão quem quer. E se o público dá grande audiência aos canais que degradam a tal de estrutura da família, é porque tal desestruturação lhes apraz. De minha parte, não observei até hoje o processo denunciado por Lula. Primeiro, porque quase não assisto televisão. Segundo, porque quando assisto, de modo geral não assisto aos canais nacionais. Procuro sempre catar algum bom filme na madrugada. Se tais filmes servem para degradar a estrutura familiar, nem notei. Filme para mim é mera ficção, jamais orientação para a vida.

Por outro lado, onde está escrito que a televisão tem por função tornar coesas as famílias? Esta função talvez se atribuam as televisões estatais. Que só servem para defender os governos corruptos que as financiam. Se a família se degrada, a culpa não será da televisão. E sim de um modelo arcaico, que não mais serve em nossa época. A mentira, como suporte da família, não é coisa dos tempos hodiernos. Vem de muito mais longe.

Mas a melhor do Supremo foi sua declaração sobre esportes. "A coisa que mais ajuda pobre a vencer na vida é o esporte. De vez em quando tem um milagre e um deles chega à Presidência da República", disse Lula aludindo à sua trajetória e arrancando aplausos do público.

Sua trajetória? Que me conste, o único esporte que Lula pratica é o halterocopismo. Mas este não é exatamente uma modalidade olímpica.