¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, janeiro 04, 2009
 
ESTADÃO SOFISMA


Somente hoje, quatro dias após as depredações provocadas pelos bougnoules durante o réveillon na França, o Estadão comenta rapidamente o assunto. Uma reportagem sobre o conflito na Faixa de Gaza é ilustrada com uma foto de um - um só - carro destruído em Paris. Ora, foram 1147 carros demolidos na França toda.

A safadeza da notícia está no texto-legenda:

FÚRIA - Manifestantes atacam automóveis durante protesto em Paris contra ação militar israelense em Gaza; polícia reprimiu depredadores

Pelo jeito, o redator quer fazer crer que o vandalismo que há mais de década assola Paris nos réveillons são protestos contra ações militares de Israel. Mesmo admitindo que, no caso particular da foto, fosse protesto contra o ataque israelita: que tem a ver um francês com isto? Por que depredar o carro de um parisiense que nada tem a ver com os bombardeios em Gaza? E que, talvez, até mesmo fosse contra esses bombardeios.

Este sofisma do redator do Estadão, além de revelar total falta de ética jornalística, subestima a inteligência dos leitores do jornal.