¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, junho 10, 2010
 
Revisitando Porto Alegre:
A PRIMEIRA CARAVANA



Quarenta advogados gaúchos seguem amanhã para a Europa, onde realizarão exaustivo curso de aperfeiçoamento, a ser ministrado em doze países. Como se trata da I Caravana Cultural e de Aperfeiçoamento e não de mera viagem turística, nossos causídicos solicitaram isenção dos famigerados doze mil cruzeiros em depósito para viagens ao Exterior. O governo, insensível às aspirações culturais da nobre classe, indeferiu o pedido de isenção. A que ponto chegamos! Para aperfeiçoar-se culturamente é necessário pagar taxa. Mas tal é o desejo de ilustrar-se destes quarenta gaúchos sequiosos de cultura que não deram maior importância ao depósito. Amanhã, às 15h30min, apesar da incompreensão das autoridades em relação a seus anseios humanísticos, estarão embarcando no Salgado Filho, rumo ao espinhoso e prolongado curso.

No domingo, começam sua jornada cultural. O dia será dedicado à metrópole francesa, com excursão pela manhã e pela tarde. “Admiraremos a Praça da Ópera – diz o roteiro do curso – Praça da Concórdia, Avenida dos Campos Elíseos, o Arco do Triunfo, a torre Eiffel, etc. Passeio à Esplanada dos Inválidos (tumba de Napoleão), o Panteon, a Sorbonne e a catedral de Notre Dame”.

Na segunda-feira, “empreenderemos uma viagem a Versailles, onde se visitará o Palácio, com a sala de espelhos, sala de batalhas, Capela Real, com seus jardins e fontes. Volta a Paris. Tarde livre para visitas opcionais”. Na terça-feira, nossos bravos caravaneiros têm a manhã livre. À tarde, conferência na Ordem dos Advogados.

Prossegue, na quarta-feira, a caminhada da I Caravana Cultural e de Aperfeiçoamento. Pela manhã, saída em ônibus para Calais. Embarque em ferryboat e travessia do Canal da Mancha. Almoço a bordo. Chegada em Dover e prosseguimento em ônibus até Londres, “metrópole dos contrastes, com sua glória e tradição, suas elegantes lojas, seus pubs e intensa vida de uma grande cidade”.

Enquanto os cães ladram, frustrados, desde lado de cá do oceano, a I Caravana prossegue imperturbável. Na quinta-feira, pela manhã, visita ao Picadilly, Tâmisa, abadia de Westminster, Trafalgar Square, Palácio de Buckingham, “residência de soberanos e onde, se o tempo nos permitir, veremos a troca da Guarda da Rainha”. Regresso ao hotel. Tarde livre. Jantar.

Na sexta-feira, ainda em Londres, nossos cursistas terão mais uma manhã livre e, à tarde, conferência na Ordem dos Advogados. Sem medir peripécias na busca de cultura, nossos bravos enfrentam no sábado, mais uma vez, o tempestuoso Canal da Mancha, chegando a Calais, de onde partem, infatigáveis, para Bruxelas. No dia seguinte, visitarão a Grand Place, edifícios em estilo gótico, o museu de Belas Artes e a catedral de Santa Gúdula. Na mesma tarde já partem, lépidos, para a Holanda, em busca de mais cultura. A manhã do dia 04 de outubro “nos encontrará visitando Amsterdã, com a praça Dam, o Palácio Real e a Igreja Nova. Veremos o museu Rijks, com obras da arte flamenga. Tarde livre, possibilitando um passeio de lancha pelos numerosos canais da Veneza do Norte”.

De Amsterdã, nossos bravos partem para Bonn. De Bonn para Frankfurt. De Frankfurt para Nuremberg. De Nuremberg para Praga. De Praga a Viena. De Viena a Villach. De Villach a Veneza. De Veneza a Florença. De Florença a Roma. De Roma a Atenas. De Atenas a Nice. De Nice a Madri. De Madri a Lisboa. De onde partem, no dia 31 de outubro, para um curso na Faculdade de Direito de Coimbra. Findo o curso, ainda no dia 31, voltam a Lisboa, de onde prosseguem vôo para o Rio, concluindo assim, brilhantemente, esta I Caravana Cultural e de Aperfeiçoamento.

Nos comove – sinceramente – tal empenho pela cultura.


(Porto Alegre, Folha da Manhã, 23 setembro 1976)

Comentário 2010 – Em verdade, quatro décadas depois, pouco ou nada mudou. Os advogados continuam sendo os primeiros a burlar a lei.