¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, junho 17, 2011
 
SISTEMA DE DEFESA


De uma leitora, recebo:

Olá, Janer.

Sobre o sistema de defesa, digo o seguinte:

O analisando é levado a acreditar que seu bem-estar emocional está relacionado ao sucesso do tratamento que só ocorrerá se houver muita aplicação da parte dele. Aplicação, nesse caso, significa pagar caríssimo por cada sessão que nunca deve ser menos do que duas por semana sob pena de não se ver os resultados. Sofrendo de intensa angústia, o incauto submete-se.

O problema, para o analista, passa a ser procurar manter essa situação o máximo de tempo possível, por anos, de preferência, evitando que o "cliente" se vá. Para atingir esse objetivo, o psicanalista utiliza a estratégia de convencer o analisando a desconsiderar qualquer opinião contrária à psicanálise. Explico: você é convencido de que todas as críticas à psicanálise, sem exceção, ocorrem porque a psicanálise provoca uma forte "resistência" nas pessoas. Quanto mais virulenta a oposição, maior a "resistência" do opositor que, possivelmente, está precisando de uma boa análise.

Alertado, o analisando desenvolve o tal sistema de defesa contra qualquer opinião contrária ao seu "tratamento". Creio que isso explica a tua observação de que "Se contestamos a psicanálise, a resposta vem de bate-pronto: estás precisando de análise".

Abraços.