¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, junho 10, 2011
 
TERAPEUTAS E PACIENTES SE MERECEM


De Gustavo Rodarte, recebo:

Janer,

também não tenho muita paciência para esse pessoal que vive para dizer
como os outros devem viver. Como se a vida deles fosse melhor do que a
dos outros!

Mas eu acho que terapeutas e seus pacientes se merecem. Uma vez, ao
ser perguntado qual era a maior dificuldade do tratamento escutei de
um deles:

- "A maior dificuldade é saber quando o paciente parou de mentir para
então começar o tratamento".

Ele disse que demora entre seis meses a um ano para parar a mentirada.
Mas que poderia demorar mais e até nunca parar.

Ou seja, a pessoa paga o terapeuta para contar um monte de mentiras
até ficar a vontade para começar a falar a verdade.

Isso ocorre aqui em Belo Horizonte, MG, onde outra vez escutei de um
baiano que fazia residência em psiquiatria em um hospital chique de
BH:

- "Estou exausto! Mineiro tem problema demais".

É duro.

Um abraço.


Meu caro Gustavo:

Realmente se merecem. Creio ser preciso ser muito pobre de espírito para buscar um analista. Conheço pessoas que pagam esses vigaristas por mais de dez anos. Pelo jeito, as angústias banais de qualquer ser humano viraram doença crônica.