¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, julho 17, 2011
 
NADA PIOR QUE LEITOR
ANALFABETO DA BÍBLIA



Falo desses pastores de praça, que andam com a Bíblia debaixo do sovaco e nela só lêem o que querem ler, isto é, um moralismo tacanho que satisfaz a seus baixos instintos. Seguido encontro essa gente em minhas andanças. Os piores são os taxistas evangélicos. Ouvem as prédicas dos pastores analfabetos e saem a deitar erudição. Há uns dois anos, peguei um destes crentes ao sair do Sírio-Libanês. A conversa derivou naturalmente para doença e contei que havia sido curado de um câncer.

- Graças a Deus – disse o fanático.

Graças a Deus umas pivicas, objetei. Curei-me graças a meus médicos. A conversa acabou derivando para religião e para a Bíblia. Que Bíblia você lê? – perguntei. Ora, eu leio a Bíblia, disse o taxista. Sim, mas qual tradução? Ele embatucou: só existe uma Bíblia. O pobre diabo não conseguia entender que se só existisse uma Bíblia, ele jamais a conseguiria ler. Se é que a leu, o que duvido.

Outro dia, peguei um outro destes taxistas. Antes do primeiro quilômetro, já me brandiu a Bíblia. Sei lá como, caiu na Maria Madalena. Que estava por ser apedrejada, quando Cristo a defendeu: quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. Tentei objetar que se tratava de uma prostituta, mas não da Maria de Magdala. Claro que ele sequer sabia o que era Magdala. Mas tinha certeza que se tratava da Madalena. Nessa altura, ou você chama o interlocutor de analfabeto... ou retira o time de campo. Como não me apraz a idéia de brigar com taxistas, desisti do papo. Impossível dialogar com fanáticos com certezas.

Me ocorrem estas reflexões a propósito de um pastor evangélico que prega diariamente na Praça da Sé, aqui no centro de São Paulo. Segundo leio no Estadão, suas catilinárias são violentos discursos contra os homossexuais: "Os bicha deixam Deus em segundo plano. São promíscuo, sujo, faz orgia ...". Pelo português, já se pode ter uma idéia da cultura do pastor.

Vai daí que, nestes dias de lutas ditas anti-homofobia, sentindo-se ofendidos, gays de passagem, lésbicas e simpatizantes recolheram a luva e reclamaram em um posto policial do que chamam de "baixarias". Ponto para o pastor. Sucesso no YouTube e repercussão na mídia tradicional.

Postado dia 28 passado no YouTube, o embate entre homossexuais e evangélicos na praça já teria tido cerca de 10 mil acessos. Na ocasião, um homem e uma mulher que discordaram do pastor foram xingados de "filhos de satã". Policiais precisaram usar gás de pimenta para evitar agressões. Segundo PMs, há confrontos semanais. "Qualquer pessoa de roupa colorida já é classificada de "criatura do demônio", diz policial.

Há horas venho dizendo que a proposta lei anti-homofobia inevitavelmente vai se chocar com a Bíblia. "A polícia prende nós, só que não pode fazer nada, porque o que a gente prega tá na Bíblia", diz o pastor analfabeto. Que a condenação do homossexualismo está na Bíblia, está. Mas não há momento algum em que a Bíblia chame os homossexuais de filhos de Satã ou criaturas do demônio. O Livro, em momento algum, insulta os homossexuais. Apenas os condena à morte. Homossexuais no masculino, é bom salientar. Mulher com mulher, nada obsta.

Este conflito – o de evangélicos contra homossexuais –, que até há pouco não existia, vai ocorrer cada vez com mais freqüência nos dias futuros. Digo de evangélicos, porque os católicos há muito assumiram suas homossexualidades. E vai ocorrer por uma razão elementar: os homossexuais, com essa história de legislação anti-homofobia, não vão mais aceitar críticas. A bicharada se tornou militante. E nada pior que a militância, seja a favor do que for.

Sempre defendi as opções sexuais de qualquer pessoa, sejam quais forem. Hetero, homo ou bi são definições que pouco me interessam. Que cada um curta seus prazeres e estamos conversados. Mas se alguém não gosta do comportamento homossexual, que esteja a gosto para condená-lo.

O que não se admite é ver um pastor analfabeto colocar na Bíblia palavras que na Bíblia não existem. Analfabeto, mas com senso de mídia. Da Praça da Sé foi para o YouTube e para o Estadão. Está deflagrada a luta entre analfabetos e anti-homofóbicos.

Os analfabetos marcaram o primeiro gol.