¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, julho 08, 2011
 
STF TEM DÍVIDA DE GRATIDÃO
COM IL CAPO DI TUTTI I CAPI



Leio hoje na Folha de São Paulo que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão.

O parecer de 390 páginas, ao qual a Folha teve acesso, é a última peça a ser enviada por Gurgel antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 por seu antecessor, Antonio Fernando Souza.

Segundo Gurgel, "o Ministério Público Federal está plenamente convencido de que as provas produzidas no curso da instrução, aliadas aos elementos obtidos no inquérito, comprovaram a existência do esquema de cooptação de apoio político descrito na denúncia". Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro, poderá ser condenado de 85 a até 527 anos de prisão.

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), acusado corrupção ativa e de formação de quadrilha – aliás chamado de "chefe da quadrilha" – e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, acusado também de formação de quadrilha e corrupção ativa, mais lavagem de dinheiro, pegariam de 19 até 111 anos. José Genoíno, de 17 a 99 anos. Os demais implicados estão sujeitos a penas de menor tamanho, que vão de cinco a 42 anos.

Até parece que o Brasil toma jeito, não é verdade? Acontece que a denúncia do procurador-geral é apenas uma sugestão ao STF. E os vultures dos STF foram em sua maioria nomeados pelo capo di tutti i capi, que anda por aí solto como um passarinho, recebendo 200 mil reais por palestra e gozando de um percentual de prestígio só comparável aos das antigas ditaduras comunistas. A condenação a um só dia de cadeia destes senhores já seria uma revolução no Brasil. Mas alguém acredita nisto?

Segundo José Dirceu, as acusações feitas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, autor do pedido, são meras ilações. “Suas acusações contra mim não trazem qualquer prova material ou testemunhal. São meras ilações extraídas de sua interpretação peculiar sobre minha biografia”. É curioso observar como a palavra ilação, um procedimento lógico correto, assumiu nos últimos tempos uma acepção pejorativa. Quaisquer conclusões que se extraiam de uma ilegalidade são "ilações". E se são ilações - isto é, conclusões - não são válidas.

A denúncia é retórica. Pode até ser que o procurador-geral tenha a melhor das intenções. Mas continua sendo retórica. Lula nega até hoje o óbvio, que tenha existido o mensalão. Precisa proteger seus aloprados. Nestas denúncias de corrupção, só têm sido denunciados os intermediários. Nada se diz contra as empresas que compram benefícios, nem contra as autoridades que têm o poder de concedê-los.

Quem comprou favores de Antonio Palocci? Silêncio total. O ex-ministro não abriu a boca e nenhum juiz exigiu que abrisse a boca. Quem, em última instância, favoreceu os lobbies de Palloci? Profundo silêncio. Dizia uma antiga canção:

Faz-me rir o que andas dizendo
Que te adoro, que morro por ti
Não te enganes dizendo mentiras
Não te enganes, não te faças rir.

A mim, faz-me rir o que andam dizendo sobre os mensaleiros. É óbvio que ninguém será punido. Você consegue imaginar a cúpula do PT na cadeia? Sem que o Líder Máximo seja sequer maculado? Gurgel pode até parecer valente. Mas não chegou ao cerne da questão.

Nem o STF vai chegar. Seus ministros têm eterna dívida de gratidão com o padrinho da roubalheira.