¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, setembro 02, 2011
 
MENSAGEM DO RICARDO


Pois é, Janer,

Hoje em dia, em vez dos 4 anos do teu inglês, o aluno brasileiro tem cerca de 10 anos de estudo dessa língua, e dela não fala patavinas. Isso com cinema, rádio, tv e internet disponíveis, despejando lixo anglófono o dia todo. Vangloriam-se ante às gerações anteriores do avanço tecnológico. Mexer num celular, num ipad, qualquer imbecil sabe, mas como diria o Millôr: "se algo foi feito pra ser usado por qualquer idiota, será usado de maneira idiota".

A culpa não é só da escola: uma segunda língua estrangeira é luxo no país das locadoras de dvd que contêm apenas versões dubladas (a mediocridade monoglota é comodista).

Mas estou sendo pretensioso, o brasileiro sai hoje da escola -- depois de 10 anos -- não somente sem falar o inglês. Não fala, muito menos escreve, nem mesmo o português. Se é assim com a língua materna, que dirá da pobre aritmética. Trabalho com gente diplomada no ensino superior que não conhece regra de três nem porcentagem. Só sabem enrolar. E isso num banco de investimentos! Latim, Janer? Não sabem nem quem foi Júlio César. Isso é grego pra eles.

Tua educação foi de príncipe, foi de sonhos! Hoje, nem mesmo escolas com mensalidades de R$ 5 mil reais garantem um ensino desse porte. Um pai responsável deve pensar duas vezes antes de mandar a criança mergulhar num colóide de imbecilidade que são nossas escolas, em que professores nunca lêem livros, apenas assistem às novelas.

Já estamos vivendo sem dúvida no regime da Idiocracia. Aliás, há muito tempo.

Grande abraço.

Ricardo