¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, outubro 11, 2011
 
MENSAGEM DO DRESSLER


Caro Janer,

Finalmente alguém escreveu a VERDADE sobre Jobs. Talentoso? Sem dúvida. Mas o sistema de interface de janelas e mouse foi invenção de anônimos engenheiros da XEROX, como você escreveu. Obra totalmente da XEROX, que incrivelmente cedeu os direitos à Microsoft e Apple, por achar que o sistema não tinha futuro... Bizarro, não? Tanto Jobs quanto Gates viram grandes possiblidades, e a Apple lançou o Mac e a Microsoft o Windows. A Apple lançou primeiro por um simples motivo: abandonou completamente os sistemas anteriores usados pela Apple e lançou uma máquina totamente nova, cara, o Mac, e que não podia ser copiada, plataforma fechada exclusiva da Apple, bem ao estilo Jobs. Já a Microsoft demorou mais porque, preocupada com seus clientes, adaptou o sistema para ser compatível com o antigo MS-DOS, que até ali era o sistema mais usado em PCs. Deu no que deu, espalhou-se pelo mundo e detém 90% do mercado.

Por outro lado, é interessante ver como a mídia, predominante esquerdista, endeusa Steve Jobs bem acima dos seus reais feitos: ele APARENTAVA ser esquerdista, era um "reevolucionário" (que faz novas evoluções sobre o que já existe, ou está prestes a existir: ele era uma espécie de catalizador que acelerava o que já estava em andamento; faço questão de distinguir de "revolucionário", que ele não era no sentido que a esquerda usa para si). Jobs "reevolucionava": celulares já existiam, o Kindle já existia, o computador pessoal já existia antes dele, ele só os fez melhorarem (principalmente no design), o que não deixa de ser um grande feito, de qualquer maneira.

Divertido também é que justamente a esquerda goste tanto de Jobs, que era um tremendo capitalista, que se não tivesse essa "aura" de esquerdista, seria tido como um capitalista selvagem, que produz na China e que mantém as plataformas de seus produtos fechadas, não permitindo que outros produzam, processando quem faz algo parecido, etc.. Se dependesse dele e da Apple, o computador pessoal jamais estaria na casa de todos (até em favelas), seria caro demais para poder ser comprado. Jobs também jamais fez caridade, doações, etc., no que eu acho que ele até fez muito bem, não se dá dinheiro para as pessoas, se dá é conhecimento para que façam por si mesmas.

Mais divertido ainda, é que também a esquerda odeie quem mais fez pela democratização da informática, Bill Gates e a IBM. Não sei se você sabe, mas os computadores, antes da chegada do PC-IBM, custavam muito caro, inclusive os da Apple. Foi a plataforma aberta da IBM (que os outros fabricantes podiam copiar à vontade), o MS-DOS e depois o Windows da Microsoft que jogaram, em menos de 10 anos, os preços de computadores pessoais e servidores para 10% dos valores cobrados antes de seus advento. Mas Bill não tem este aura de revolucionário, ao contrário, é pragmático, então malha-se diariamente o sujeito.

Porém, ambos eram capitalistas, porque é só com o Capitalismo é que as verdadeiras revoluções são feitas neste mundo: com trabalho, pragmatismo e criatividade, bem dosados.

Abcs
James Masi Dressler