¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, outubro 18, 2011
 
MENSAGEM DO GILVAN


Caro Janer,

Gostei bastante do texto enviado pelo sr. Catelli e divulgado em vosso blog na segunda dia 17. Lendo esse texto, lembrei de um detalhe que me incomoda bastante sobre a cultura contemporânea.

O sr. Catelli lembrou que antes da Pixar lançar seus sucessos já haviam filmes de computação gráfica (aliás bem melhores do que os daquela produtora). E eu quero destacar que esse monte de lixo produzido pela Pixar e semelhantes produtoras, nunca figurou sequer aos pés dos animadores japoneses, muitos ainda trabalhando sem recursos de computação. Se puder olhar ao menos o trailer do filme 5 centimeters per second do japonês Makoto Shinkai, vais ver a diferença.

Os animadores bons como Shinkai ou Hayao Miyazaki, coordenam suas equipes desenhando os filmes quadro a quadro, somente o primeiro usa colorização auxiliada por computador. Enquanto animadores de verdade fazem belas pinturas em cada quadro do filme, os grandes estúdios usam a tecnologia massiva para encher a tela de objetos em movimento. O resultado de obras da pixar e outros grandes estúdios, na minha opinião, não passam de um amontoado cacomórfico (nem sei se existe essa palavra, mas me parece óbvio o termo) de imagens, e pouca ou nenhuma arte.

Abraços.

Gilvan