¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, março 07, 2012
 
SOSPECHOSA!


De um leitor, recebo:

Cristaldo, em primeiro lugar digo que continua muito bom o blog. Mas essa indicação da entrevista com a blogueira Yoani Sánchez feita por Salim Lamrani chega a ser engraçada, principalmente levando em conta a forma complacente do seu texto em relação ao conteúdo do que não pode ser chamado propriamente de entrevista: é um debate forçado por Lamrami no qual ele busca enredar a blogueira numa porção de argumentos bastante favoráveis ao regime dos irmãos Castro, além de trazer questões que parecem ter o objetivo de criar complicações internas para ela e também desacreditá-la no exterior.

O segundo serviço me parece que é o mais importante e Lamrami o fez muito bem, pois a "entrevista" está sendo usada por vários sites e blogs favoráveis à ditadura cubana como se fosse uma revelação de que a blogueira é uma farsa. E não é só com esta “entrevista” que Lamrami presta serviço aos Castro. Ele é um militante bastante ativo. Basta colocar seu nome no Google para conhecer várias defesas que ele faz do regime cubano.

Não vou contestar que Yoani Sánchez parece ser bem fraca politicamente. Mas quem é que não seria, tendo vivido em Cuba desde o nascimento? A blogueira até me surpreendeu favoravelmente pelo nível de paciência, pois outro mandaria o provocador às favas logo no início do que ele está propagando como se fosse um trabalho jornalístico. E não é. Também fiquei surpreso porque ela acabou saindo-se nas respostas bem melhor do que seria o esperado. Escapou razoavelmente bem das armadilhas criadas por Lamrami. E levando em consideração que foi Lamrami quem editou e publicou posteriormente a conversa e que é dele a posse da gravação fica sempre a dúvida se o que conversaram foi mesmo o que saiu escrito.

Mas o engraçado da sua indicação da entrevista, Cristaldo, é que correndo os olhos pela internet vejo que os outros blogs que fazem o mesmo são exatamente os que defendem o governo cubano.

Não se ofenda. Um grande abraço. Continuo um leitor fiel, pois gosto muito do seu trabalho.

José Pires


De fato, José, o entrevistador é defensor incondicional da ditadura cubana. Acontece que a blogueira se esquivou de perguntas, particularmente na questão das fotos de sua agressão. Se não quisesse torná-las públicas, que as mostrasse em privado.

Parto do princípio de que a entrevista não foi adulterada, já que Yoani não a contesta em seu blog. Procedendo a informação de que seu blog é traduzido em 18 línguas, proeza mais ou menos inviável para um blogueiro isolado, fica difícil entender como a dissidente de uma ditadura – que manda todos os dissidentes para o cárcere – possa criticar o regime e permanecer livre como um passarinho na ilha.

Mas o mais grave é que, tendo uma excelente oportunidade de contestar as lendas que Lamrani tece em torno à Cuba, permanece muda, passiva. O entrevistador fala de um relatório feito pelo Banco Mundial.

“Atualmente, o serviço social de Cuba é um dos melhores do mundo em desenvolvimento, como documentam numerosas fontes internacionais, entre elas a Organização Mundial de Saúde, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e outras agências da ONU, e o Banco Mundial. Segundo os índices de desenvolvimento do mundo em 2002, Cuba supera amplamente a América Latina e o Caribe e outros países com renda média nos mais importantes indicadores de educação, saúde e salubridade pública."

Ora, se o serviço social em Cuba é um dos melhores do mundo em desenvolvimento, uma primeira pergunta se impõe: o que fez os cubanos enfrentarem mar em precárias embarcações – correndo risco de morte e mesmo morrendo – para chegar até Miami? Esta pergunta, nenhum regime totalitário responde. Que educação pode existir em um país que vive sob censura e tem um só jornal? De que saúde podem gozar seus cidadãos, se mal têm o de comer?

O entrevistador é faccioso, é claro. Mas Yoani, que conhece muito bem o país em que vive, perdeu uma excelente oportunidade de abrir a boca. Me parece sospechosa.