¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, junho 14, 2012
 
INSEGURANÇA EM
SUA PRÓPRIA CASA



Uma nova modalidade de crime vem assolando São Paulo nos últimos anos, os ditos arrastões. São assaltos a restaurantes e prédios residenciais. Se antes as ruas eram perigosas, agora o perigo se faz presente nos restaurantes e em sua própria casa. A cada 11 dias, um condomínio residencial da cidade é vítima desse crime. De 1º de janeiro até fins de maio, foram 13 arrastões, a mesma quantidade de ocorrências de todo o ano passado. A incidência do crime pressiona o governo, que se viu obrigado a criar uma delegacia especializada em investigar arrastões há três anos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O número deve ser bem maior, já que muitos condomínios preferem ocultar o assalto.

De acordo com o delegado Mauro Fachini, o aumento do crime ocorre porque quadrilhas despreparadas entraram no mercado. Imagine se estivessem preparadas. "São viciados em drogas que não tem muito preparo e agem em qualquer lugar só para conseguir dinheiro para sustentar suas festas e vícios", afirmou. Houve também uma mudança do perfil do tipo de prédio assaltado. Antes, apenas condomínios de luxo eram roubados. Agora não há distinção. Desde o início do ano, 28 pessoas foram presas suspeitas de arrastões em São Paulo.

Desde há muito o Estado jogou aos cidadãos a responsabilidade pela própria segurança. Polícia não previne. Só chega depois do fato consumado. Quando chega. As grandes cidades brasileiras, e não só as grandes, destoam das cidades de qualquer outro país. São fortalezas cercadas por grades, guaritas e funcionários. Passe em Paris, Madri ou Londres. Você não verá grades nos prédios. Não precisa ir tão longe. Aqui no continente mesmo, tanto em Montevidéu, Buenos Aires ou Santiago você não verá condomínios que mais parecem prisões de alta segurança.

O habitante das metrópoles que se proteja, pois a polícia nem está aí para protegê-lo. Vivemos entre grades, protegidos por seguranças nas ruas e nos prédios, por câmeras, cercas eletrificadas, algumas com arame farpado e, conforme o bolso de cada um, carros e portas blindadas. Não poucos apartamentos em São Paulo possuem bunkers internos, com provisões de água e alimentos, para o caso de o residente ser assaltado dentro de sua própria casa. Estas precauções aumentam consideravelmente o preço que se paga para morar. A polícia, que é paga com seus impostos, só surge depois de o crime ser cometido.

Há alguns anos, falei da visita que recebi de uma amiga sabra. Sabra, para quem não sabe, são os judeus que nasceram em Israel. Ao sair de casa, ela começou a fotografar freneticamente as cercas eletrificadas de minha rua. Perguntei-lhe que graça ela achava naquelas fotos. Explicou-me que estava chocada, que nunca havia visto algo assim, nem mesmo em Israel que vivia em permanente estado de guerra.

Em meio à esta ausência total de força policial, surgem cá e lá idéias de jerico. Para proteger os clientes de assaltos, será oferecida segurança privada para acompanhá-los no percurso entre um restaurante e outro. Minha amiga sabra adoraria fotografar essa gente toda, acompanhada cada um com seu segurança, para poder entrar em um restaurante e comer.

Ainda há pouco, uma alta autoridade declarou que esse tipo de crime é muito difícil de prevenir. Seria o caso de perguntarmos, não se é difícil ou não de prevenir, mas porque só ocorrem no Brasil. Uma outra idéia de jerico foi a do governador do Estado, Geraldo Alckmin. No último dia dos namorados, reforçou o policiamento nas ruas. E decidiu que o policiamento será também reforçado nos dias festivos. Ou seja, nos demais dias do ano, os assaltantes podem sentir-se mais confortáveis para agir.

Quanto a arrastões em bares e restaurantes, já somam 18 no que vai do ano. Três por mês. Em geral são escolhidos restaurantes de certo porte, frequentados por gente endinheirada. Apesar de os restauradores se munirem de câmeras, botões de pânico e seguranças, os assaltos continuam ocorrendo.

Terça-feira passada, a polícia prendeu um jovem de 25 anos e um adolescente de 16, ambos suspeitos de fazerem parte da quadrilha. Eles foram reconhecidos por vítimas de arrastões nos restaurantes Gigio e Castelões, no Brás; Dona Carlota, em Higienópolis, e Prestíssimo. Todos os casos ocorridos em maio. A dupla também foi reconhecida por vítimas que estavam na Lanchonete da Cidade, que foi alvo de assalto em fevereiro deste ano. O adolescente de 16 anos, que se diz líder da quadrilha, já teria sido preso quatro vezes, mas sempre foi solto, graças ao senso de humanidade do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente. O adolescentinho tem mais dois anos pela frente para continuar exercendo a profissão.

Enquanto isso, o cidadão vive com medo, não só em casa como também na rua e nos restaurantes. Os arrastões se revelaram lucrativos e vieram para ficar. Você não tem defesa alguma. O melhor que pode fazer é convidar o bandido à sua mesa e oferecer-lhe um brinde. Do Estado, você nada pode esperar.