¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, outubro 17, 2012
 
DO GATO À EXISTÊNCIA DE DEUS
E À IMORTALIDADE DA ALMA



Falei que voltaria ao tema. Em crônica passada, comentando o paradoxo de Zenão de Eléia, afirmei que, uma vez aceita a idéia de que Aquiles não pode ultrapassar a tartaruga, está aberta a porta para a crença em Deus. Houve quem não entendesse o que afirmava. Explico: quando se nega uma evidência, estão abertas todas as portas para a crença no que não existe. O experimento mental do gato de Schrödinger remete à física quântica. E a física quântica vem sendo empunhada por místicos de todo naipe. Se um gato pode estar morto e vivo ao mesmo tempo, então Deus existe, a alma é imortal, existe vida após a morte e o câncer pode ser curado com a imposição de mãos.

Quem afirma a existência de Deus a partir da física quântica é o renomado Dr. Amit Goswami, indiano PhD em física quântica e autor dos livros Deus não está morto, A Física da Alma e O Universo Autoconsciente. Mundialmente conhecido ao expor suas ideias no filme What the bleep do we know? (Quem somos nós?) teve inclusive a honra, entre nós, de ser entrevistado no programa Roda Viva da TV Cultura. Segundo o guru, digo, o físico quântico, Deus existe e a ciência está descobrindo evidências de sua existência. A fundamentação da existência divina está na física quântica. Na apresentação de Deus não está morto, lemos que o Deus de que Goswami fala é a consciência quântica. Na física quântica, os objetos não são coisas determinadas. São, na verdade, possibilidades dentre as quais a consciência quântica, Deus, escolhe uma. A escolha de Deus, então, transforma essa possibilidade quântica em evento real, experimentado por um observador.

De acordo com o livro, o amor é uma das qualidades divinas e, assim, a maior evidência da existência de Deus. Para Goswami, a hipótese quântica de Deus resolve de uma só vez todos os mistérios ainda não solucionados da biologia, como a origem da vida, a evolução, os sentimentos (como o amor) e a consciência. Além disso, coloca a ética e os valores em seu devido lugar: "no centro de nossas vidas e sociedades". Inclusive o difícil problema da idéia de reencarnação fica resolvido pela física quântica. No prefácio a seu livro A Física da Alma, o guru – digo, o cientista – afirma:

- Existe mesmo uma alma que sobreviva à morte e transmigre de um corpo para outro? Vou mostrar que, quando as idéias quânticas são incluídas em nosso modelo de consciência, no contexto da ciência idealista, há uma entidade semelhante à alma - que chamo de "mônada quântica" -, agindo como mediador da reencarnação. Será que a reencarnação é científica, como é viver e morrer? Examino as conseqüências da nova ciência da reencarnação sobre nossa cosmovisão, sobre a forma de morrer e de viver, e sobre como deveríamos entender nossa busca pela imortalidade. É possível desenvolver uma física da imortalidade? Sim, é, embora aspectos dessa física possam levar décadas, talvez séculos, para serem confirmados e manifestados evolutivamente. Mesmo assim, sugiro que encontremos ânimo para tal empreendimento em alguns dados controvertidos que têm estado conosco há várias décadas.

Mais ainda:

- Os filósofos sempre tropeçaram na hipótese da reencarnação porque não conseguiam perceber como responderiam à pergunta crítica: o que transmigra de um corpo encarnado para outro, de tal modo que se pode dizer que formam ambos uma continuidade, e como isso acontece? A resposta popular de uma alma que transmigra não é astuta, do ponto de vista filosófico, por causa da dualidade envolvida: como a alma não material interage com o corpo físico? A resposta dada a tais questões por este livro - baseada na física quântica - é científica e filosoficamente satisfatória. Talvez o leitor esteja se perguntando se a reencarnação pode ser científica. A resposta é positiva, como demonstrarei nesta obra. Com um esquema reencarnatório alinhado com nossa ciência, também podemos lidar inteligentemente com a importante busca da imortalidade, que a tantas pessoas excita.

No fundo de tudo, o príncípio da incerteza, que fundamenta a física quântica. Na entrevista ao Roda Vida, em resposta ao jornalista Cláudio Abramo, diz o Dr. Goswami:

- O livre-arbítrio, Deus, consciência, colapso, tudo isso entrou para a Física porque atingimos o conhecimento, a sabedoria, de que existe o princípio da incerteza, existem a probabilidade e possibilidades. E por existirem probabilidade e possibilidades, deve haver um agente que causa o colapso das possibilidades em eventos reais. E esse agente não pode ser matemático porque, se for, não poderá haver livre-arbítrio: seria determinista. Mas não é determinista. O princípio da incerteza é fundamental.

A física quântica tem também implicações terapêuticas. Lemos na revista VivaSaúde que, na década de 1970, a dra. Dolores Krieger, da Universidade de Nova York (EUA), iniciou seus estudos na harmonização de energia por meio do contato físico e desenvolveu o Toque Terapêutico (TT, também conhecido como Método Krieger-Kunz).

Por ser um "toque sem toque", a prática se assemelha a uma ressonância magnética praticada com as mãos, já que ambos conseguem captar o acúmulo de íons positivos que geram modificações no campo de energia humano. E quando há uma alteração no corpo, eles conseguem detectar o problema. Cada sessão dura cerca de 20 minutos e a frequência pode variar de uma a duas vezes ao dia ou semanalmente, conforme a gravidade da doença.

Pesquisadora do tema e atuante na área há mais de 20 anos, Ana Cristina de Sá, doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Centro Universitário São Camilo, comprovou a eficácia do método em mulheres com câncer de mama sob tratamento quimioterápico. A melhora do quadro clínico dessas pacientes foi surpreendente quando comparadas a outras que não receberam o tratamento complementar.

Segundo ela, o TT é baseado em física quântica, comprovada cientificamente e pode ser aplicado em pacientes com qualquer patologia, até mesmos distúrbios psiquiátricos. "Como o contato favorece os processos enzimáticos da química celular, todas as doenças podem ser tratadas pelo Toque Terapêutico. A resposta ou não a esse suporte energético dependerá do corpo do próprio paciente", diz a doutora.

Do gato à existência de Deus, à reencarnação e à imortalidade da alma, à imposição das mãos e à cura do câncer, a física quântica tem tudo para atrair místicos de todos os quadrantes.

Daí o Reiki Integrativo Quântico. Que, segundo seus divulgadores, “não é uma nova técnica de Reiki, é o Reiki com base científica nos princípios quânticos que tem sido ensinados ao mundo por mentes brilhantes como Dr. Amit Goswami, Ph.D em Física Quântica. O Reiki Integrativo Quântico é o Reiki que deve ser oferecido a todos sem exceção e completamente livre de conotações religiosas ou místicas e com resultados mais eficientes, porque é baseado na Consciência, conforme ensinado por Dr. Amit: "A Consciência é a base da existência".

Mas isto fica para outro dia.