¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, outubro 13, 2012
 
PICARETAGEM NA CIÊNCIA


Caro Cristaldo,

Escrevo para dizer que muito me alegra vosso último artigo sobre a picaretagem nas ciências. Que a picaretagem fosse comum entre charlatães religiosos, tudo bem, é natural, e arrisco dizer que é intrínseco a qualquer crença movida pela fé cega. Mas o que vemos nos tempos atuais é o descarado uso de conceitos científicos, devidamente distorcidos, para a auto promoção de pseudo cientistas, que eu chamaria de "picaretas pós-civilização".

Basta observar o quanto de besteiras se ouve, lê, e se vê por todas as mídias disponíveis, acerca do termo "quântico". E aí vai... ..."terapia quântica", "alinhamento quântico","psicologia quântica", etc, e dá-lhe picaretagem! Bons tempos quando a picaretagem era exclusividade de pregadores religiosos com mentalidade de homens da idade do bronze.

Em tempo a dita revista, seguidamente traz algum energúmeno titulado e famoso para dar palpites furados sobre assuntos do gênero, o último foi o sr. H.G. Koening, falando sobre o "poder invisível da fé". Mas as pesquisas sérias, a tal revista não se atreve a publicar, pois perderia uma multidão de cidadãos, brasileiros típicos, carentes de muletas existenciais e ávidos por masturbações metafísicas.

Veja o exemplo de recente descoberta sobre o poder de certas práticas sobre aquele órgão de que os crentes não necessitam. O estudo atende pelo nome "Religious Factors and Hippocampal Atrophy in Late Life", e indica evidências da atrofia do hipocampo em pessoas que seguem "certas práticas" por muitos anos. É certo que os leitores de baboseiras não dariam importância ao fato,e nem saberiam o que é hipocampo, ou para que serve.

A fonte pode ser verificada em revista séria, nesta url: http://migre.me/b8lrf

Grande abraço!

Gilvan