¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, outubro 18, 2012
 
SOBRE TT


Caro Janer

Tudo bem? Acho que já enveredamos há muito tempo pelo perigoso terreno da galhofa - como diria o Stanislaw - no terreno das teses de certos departamentos. O curso de medicina da USP é considerado um dos melhores do Brasil, mas muito do que há ao lado começa a se mostrar de qualidade para lá de questionável. Não bastasse a tese de Reiki na biologia, há uma década atrás apareceu a tese de Toque Terapeutico da Ana Cristina de Sá na enfermagem que você citou.

Ocorre que em 2009 o TT foi desmascarado nos eua em um projeto de ciências por Emily Rose, uma menina de nove anos, usando apenas um papelão com dois buracos na base que permitiam a terapeuta colocar suas mãos através deles, mas não permitia que a terapeuta visse o que ocorria do lado onde as mãos ficavam. Como elas alegam que podem sentir a energia da pessoa, Emily escolhida aleatoriamente uma das mãos da terapeuta e colocava a sua mão sobre a da terapeuta, mas sem tocá-la fisicamente.

A seguir a terapeuta deveria escolher sobre qual das suas mãos estava a mão de Emily. Nem se precisa comentar que os resultados foram piores do que se cara e coroa tivesse sido jogado para escolher a mão. Um vídeo completo do teste e a explicação do efeito placebo associado ao TT pode ser visto em "STOSSEL TESTING THERAPEUTIC TOUCH" http://migre.me/bd7OO . E assim vão certas teses no Brasil. Hoje se geram novos doutores cujas teses são desmascaradas por crianças em projetos de ciência em outros países.

Não bastasse isso, tais picaretagens ainda encontram ampla divulgação recente em programas como o Mais Você (11 set. 2012 - http://migre.me/bd7B5)- de Ana Maria Braga, aquela mesma que fazia caro tratamento contra câncer e, ao mesmo tempo, peregrinação em Fátima.

Até mais.

Emerson Schmidt