¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, março 05, 2013
 
DOS LEITORES


Confinado por mais de mês e sem ter lido muito as crônicas de Yaoni Sáncchez, pedi aos leitores que me corrigissem se incorresse em engano. Meus fiéis não se fizeram de rogados.

Do Marcos Paulo Schmidt

Prezado Janer,

Entendo que suas críticas à Yoani não são de todo pertinentes.

Yoani criticou o embargo sim!! Mas não pelos mesmos motivos alegados pelos Irmãos Carniceiros Castros. Ela alegou que o embargo dá a desculpa aos vagabundos Castros para justificar o fato de que nada funciona na Ilha do Paraiso. Ela disse que “o embargo é utilizado pelo governo cubano para justificar seus problemas econômicos e a repressão política sobre os cidadãos da ilha”. Ela usou a crítica ao embargo para...criticar o “governo” cubano...

Sobre o sistema de saúde cubano ela disse “ Hoje, quando um cubano vai a um hospital, leva um presente para o médico. É um acordo informal para que o atendam bem e rápido. Levam também desinfetante, agulha, algodão, linha para as suturas....” Precisa dizer mais alguma coisa sobre o maravilhoso sistema de Saúde cubano??

Sobre as cotas mensais de alimentos ela disse “Cada cubano tem direito a uma cota mensal de alimento com preços subvencionados pelo estado.

Estudos dizem é possível se alimentar razoavelmente bem por duas semanas com essa cota. Nela existe arroz, açúcar – que por sinal é brasileiro –, um pouco de café, azeite e, às vezes, frango.

Para sobreviver a outra metade do mês os cubanos precisam ter os pesos conversíveis. O salário médio na ilha é de 20 dólares. Um litro de leite custa 1,80 dólares.

Por isso, as pessoas apelam para a ilegalidade: roubam do estado e vendem no mercado negro, prostituem-se, exercem atividades ilegais, como dirigir taxis ou vender produtos para os turistas. Graças a isso e às remessas enviadas pelos cubanos exilados é possível sobreviver. Uma revolução que rechaçou esses exilados agora depende deles.”

Yoani tem que pisar em ovos...não pode já chegar dizendo que os Castros são uns assassinos, carniceiros, hijos de puta.....afinal, isso todo mundo já sabe. Se ela chegar chutando o balde, sabe que a calarão....

Abraço

Do Gil Rikardo

Caro Janer,

boa saúde e boa sorte para nós, sejas bem-vindo! Só para te auxliliar, passei praticamente uns dez dias perambulando pelos blogs cubanos e em busca de noticias no Brasil da tal blogueira.

Ela fala sim da medicina e da saúde em Cuba, entrevista a Revista Veja de 2009 edição 2133, há também entrevistas no Roda Viva da Cultura.

Sobre a Yoani, acredito que os Castro deixaram passar o tempo e a moça tornou-se muito visível rapidamente, em função dos meios de divulgação (digital).

Mais uma vez, bem-vindo.

Abçs

Do Luiz Lauenstein

Oi Janer!

A questão Yoany x Cuba acende tanto as emoções que aviso antecipadamente q não sou agente da CIA e nem de Cuba. Sou simples homem do povo com acesso a Internet.

Entendo que Yoany apenas comenta sobre o dia-a-dia do cidadão cubano; narra como vive a pessoa comum do povo, as dificuldades que enfrenta, o racionamento de bens elementares de consumo, o transporte, etc. Procura ela retratar para o mundo uma certa noção do que seja sobreviver em seu país, desde que não se preocupe em bater de frente com o regime comunista, como assim o fazem a grande maioria das pessoas, seja lá ou aqui.

Mesmo com uma proposta relativamente simplória, por isso ao alcance da imensa maioria das pessoas de todos os lugares, posto que resumem suas vidas em se ocuparem apenas do cotidiano imediato: conseguiu atrair a ira das esquerdas radicais, porque talvez sabem que, muitas vezes, uma conversinha "mole", coisa tipo de mineiro, vai comendo pelas beiradas um poder autoritário, que faz questão de ser ostensivo em sua opressão diária.

Quem sabe esse tipo de ação de formiguinha seja mais eficaz, a longo prazo, do que as denuncias garrafais?

Tanto é que dissidentes se dedicando a denunciar as prisões arbitrárias, as inúmeras violações dos direitos humanos, o poder vitalício dos Castro, assim como toda a sorte de barbaridades que costumam pulular nas ditaduras, não tem sido alçados a notoriedade q ela alcançou.

Para tratar dos dissidentes mais exaltados os regimes autoritários dispõem de estabelecimentos prisionais fétidos e imundos, pessoal especializado em tortura física e psicológica, para fazê-los após algum tempo espécies de zumbis, acusando-os para o mundo de "inimigos do povo" e de "sabotadores da democracia". Tanto é q um desses heróis dissidentes morreu literalmente de fome numa dessas masmorras e enquanto isso mundo gira e os peixinhos dourados continuam saltitantes no Rio São Francisco; ou seja, uma tragédia a mais no circo de horrores que faz parte do espetáculo midiático dos noticiários.

Por outro lado, essa coisa de saber de onde vem o dinheiro para as viagens, de tomar cerveja e comer banana, ir a praia e demais acusações é tipo conversa de comadre.

O importante é a notoriedade alcançada por suas crônicas sobre o cotidiano cubano. Sendo que a costumeira patrulha ideológica até o nosso querido Mario Quintana, o chamado "poeta do cotidiano", foi tão criticado por não compor versos denunciando o autoritarismo do regime militar brasileiro.

Lembranças e muito obrigado por sua atenção.