¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, maio 18, 2005
 
NÓS E ELES



Neste ano, até 20/5, brasileiro trabalhou só para pagar imposto - é o que leio nos jornais. Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que neste ano os brasileiros trabalharão quatro meses e vinte dias para pagar tributos aos governos federal, estadual e municipal. Ou seja, até depois de amanhã, nada do que ganhamos vai para nosso bolso. Boa parte vai para azeitar a máquina do PT, outra parte é cota da corrupção e o restinho que sobrar serve para administrar precariamente os gastos públicos e financiar o assistencialismo, que sempre rende votos ao poder.

Em 1986, quando o IBPT iniciou os levantamentos, para pagar os tributos, o contribuinte trabalhava dois meses e 22 dias. De acordo com o mesmo IBPT, o pagamento de impostos e contribuições aos governos representou 37,81% da renda do contribuinte em 2004, e neste ano chegará a 38,35%.

Em meados do século XVIII, para cobrir os gastos com a Guerra dos Sete Anos, o governo inglês lançou o imposto sobre o chá nas colônias americanas. Reagindo contra esse imposto, um grupo de colonos assaltou barcos carregados de chá em Boston, lançando a carga ao mar. O episódio ficou conhecido como A Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party). Ao enviar militares para Boston, o governo inglês provoca um movimento de resistência ao domínio britânico sobre as colônias. Em 1776, as treze colônias aprovam a Declaração da Independência, e criam um exército para resistir às tropas Inglesas. Em 1783, a Inglaterra reconhece a independência dos EUA.

No Brasil, já começou a campanha para a reeleição do Supremo Apedeuta em 2006. E ainda há quem se pergunte porque Estados Unidos é Estados Unidos e Brasil é Brasil.