¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, junho 21, 2005
 
SUPREMO APEDEUTA ARROTA ÉTICA


Se aposentou em plena força de trabalho e viveu duas décadas sem trabalhar. Durante este período, foi hospedado graciosamente por um empresário, e financiado pelo PT, aos moldes de um apparatchik do PC soviético. Nunca conseguiu explicar convincentemente a compra de uma cobertura no ABC paulista. Caloteia precatórios, inclusive precatórios alimentares, e compra - com o dinheiro do contribuinte, bem entendido - um avião ao estilo de um sultão do Brunei. Com o dinheiro devido aos cidadãos de seu país, seu partido compra deputados por atacado. Fez de tudo para impedir a atual CPI sobre a compra de deputados pelo PT, mas teve de dobrar-se à pressão da opinião pública.

Proferiu incongruências como:

"Banqueiro tem que ter medo do PT. Não é normal num país os bancos ganharem o que estão ganhando aqui". ( Caros Amigos, novembro de 2000).

'Tendo em vista os lucros que tiveram o Itaú, o Bradesco e os outros bancos, o Fernando Henrique Cardoso não é nem pai; ele é pai, mãe, avô, avó, tio, tia do sistema financeiro, que nunca ganhou tanto dinheiro como está ganhando agora". (Pasquim, fevereiro de 2002).

"Não podemos, não queremos e não devemos pagar a dívida externa". (Diário do Grande ABC, outubro de 2002).

"Recentemente, um banqueiro declarou a um jornal de São Paulo que o presidente argentino Fernando de la Rúa só chegou ao poder porque, desde o começo de sua campanha, garantiu que seguiria as instruções do FMI caso fosse eleito. É isso que queremos para o Brasil? Continuar sendo capacho dos investidores internacionais, que vão diminuir nosso conceito de B para C cada vez que abaixarmos os juros?" (artigo para o Diário do Grande ABC, julho de2000).

"O mesmo governo que tem o poder de elevar os juros de 19%para 49,5% tem o poder de baixar. O Fernando Henrique aumenta os juros, mas, na hora em que é para baixar, ele diz: 'O mercado é que vai decidir'. Eu acho que é uma decisão política". (Caros Amigos, novembro de 2000).

"O empresário tem que ter medo do PT, pessoas que degradam o meio ambiente têm que ter medo do PT, pessoas que praticam corrupção têm que ter medo do PT, aqueles que querem manter relações com o Estado entrando pela porta dos fundos têm que ter medo do PT". (Caros Amigos, novembro de 2000).

Estas citações estão reunidas no livro Frases de Lula e Cia. , compilação do jornalista Carlos Laranjeira, que recomendo a todos os fracos de memória. Hoje, 21 de junho de 2005, o Supremo Apedeuta arrota na imprensa:

"Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito neste país".

Modesto, o apedeuta. Ou melhor, cínico.