¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, dezembro 20, 2005
 
AINDA SAFIRA


Olá

Em primeiro lugar, gostaria sinceramente de saber com quem estou falando. Não tenho muito tempo para análises profundas de threads, apenas enviei um voto de repúdio pela matéria. Justifico meu voto, então, já que ainda não me fiz entender:

Fiz uma entrevista com o Sr Janer Cristaldo na Caneca na Rede, do Orkut, onde, pelas minhas perguntas, qualquer cidadão ou cidadã esclarecida perceberá que sou isenta de passionalismos, entrevista esta em que cito O MSM. Se o senhor Olavo de Carvalho observar, na entrevista fiz questionamentos justamente dirigidos à linha (principalmente política) editorial da MSM, e obtive respostas bastante sérias, lúcidas e isentas do Janer. Segue daí que simplesmente não entendi qual foi o propósito de Olavo de Carvalho, filósofo, escritor, jornalista e editor da MSM, ao atacar publicamente um colega de trabalho também filósofo formado, escritor e jornalista. Como explicar sua contradição explícita, Senhor Olavo, se compararmos sua crítica às idéias de Janer Cristaldo com o texto escrito 2 dias antes, sobre a atitude de um juiz que proibiu um livro de Edir Macedo, onde este ataca a umbanda e o candomblé? Em suma, o Sr. Olavo de Carvalho defende Edir Macedo (um proxeneta da "fé" evangélica) contra as arbitraridades cometidas por um juiz, em nome da "liberdade de expressão" ateísta, deísta, panteísta, etc., e, em seguida, ataca Janer Cristaldo pelos seus textos anti-teístas, deístas, panteístas, etc. Ora, Sr. Olavo, como se explicam estes 2 pesos e 2 medidas? Acho que nós, leitores da MSM, merecemos, no mínimo, além de respeito à nossa inteligência, uma satisfação por esta atitude vinda de um jornal eletrônico que se pretende ser respeitado. Leitores querem ler idéias, argumentos bem postos, informações bem articuladas, e não "briguinhas" entre os membros de uma mesma organização midiática. Seria interessante, por exemplo, ver William Bonner atacando as idéias de Arnaldo Jabor ou vice-versa em pleno JN, não acham? É este o jornalismo sério que pretendem?

Sou anti-petista, hoje, e acho que a MSM presta um serviço jornalístico inigualável aos seus leitores, muito embora não concorde com certas teorias conspiracionistas e este apego ao Divino. Mas de resto, gosto do trabalho de todos no sentido de alertar a população para o perigo de uma possível cubanização (ou venezuelismo hoje) do país.

Por isto, e tão somente por isto, dirigi-me ao jornal, porque um racha agora entre seus articulistas seria um prato cheio para ser utilizado pelos adeptos internautas do atual governo. É isto, Sr. Olavo de Carvalho.

Por favor, aqui vai um pedido que, espero, seja atendido. Poste este direito de resposta na seção cartas de vcs e, por mim, dou por encerrada a polêmica.

Grata

Safira Hermes de Oliveira

--------------------

Prezada Sra. Safira:

Infelizmente, a sra. continua sendo pouco lúcida em sua análise, tudo na ânsia de defender seu ponto de vista e o colunista Janer Critaldo. "Brincar de Deus", por exemplo, é uma frase bem pouco séria no contexto do assunto, pois o colunista Olavo de Carvalho não fez outra coisa que não fosse exercer seu direito de crítica, mas isso pelo jeito a sra. não aceita, como se Janer Cristaldo tivesse algum tipo de "salvo contudo" no MSM, para escrever o que deseja, e nunca ser contradito. Não nos lembramos de a sra. ter enviado e-mails agressivos quando o Sr. Cristaldo fez severas críticas contra religiões sob bases bem pouco sólidas, e mesmo assim seus artigos foram publicados por este site, muitas vezes como manchetes. Agora, de maneira absolutamente contraditória, a sra. coloca o colunista, que é adulto e muito bem vivido, na condição de "vítima", como se fosse um criança alvo de alguma trama sórdida, e não estivesse simplesmente no meio de um debate franco, onde o público terá acesso a outros argumentos sobre o assunto além dos do colunista Janer Cristaldo.

Sobre a resposta enviada à sra. e que foi publicada, não houve má fé alguma, pois este site reserva-se o direito de condensar as mensagens que são recebidas e as respostas enviadas, ou mesmo não publicar as respostas que envia, por motivos de espaço. Apesar disso, foi publicado um e-mail de vários parágrafos em defesa do sr. Janer Cristaldo, cujo conteúdo ao contrário das mensagens da sra., se pautou pela objetividade e ponderação, sem passionalismos infantis.

Atenciosamente,

Editoria MÍDIA SEM MÁSCARA.