¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, dezembro 16, 2005
 
Sobre os últimos artigos de Janer Cristaldo

por Olavo de Carvalho em 16 de dezembro de 2005

Resumo: Janer Cristaldo deveria entender que Deus não é uma versão ampliada de Luís Inácio Lula da Silva.

© 2005 MidiaSemMascara.org


Revoltado contra Deus, Janer Cristaldo sente a compulsão irreprimível de bater nos que O amam. Primeiro pegou os cristãos, agora os judeus. Numa época marcada pela perseguição anti-cristã generalizada e pelo inquietante ressurgimento do anti-semitismo, não se pode dizer que ele esteja em descompasso com a moda. Apenas lamento que ele a venha desfilar no Mídia Sem Máscara, cujo espaço se destina a finalidades mais relevantes e não deveria ser desperdiçado com futilidades odientas. Não vou vetar a publicação dos seus artigos, mas não posso deixar de observar que eles ultimamente não têm pé nem cabeça. Contrastam de maneira patética com as coisas espetaculares que ele escreveu, em outras épocas, contra o indigenismo fake, na Folha de S. Paulo, ou contra o socialismo proxeneta, no seu livro memorável O Paraíso Sexual-Democrata.


Cristaldo perdeu a forma justamente no momento em que decidiu dar um upgrade impossível na sua seleção de assuntos, passando dos temas terrestres aos celestes sem ter para isso nem mesmo asas de galinha.


Ele lê a Bíblia ou Maimônides com uma incompreensão malévola que só se distingue da burrice completa porque esta é geralmente involuntária. Entre as várias interpretações possíveis, ele escolhe a mais imbecil e faz dela a essência das tradições religiosas milenares que deseja esculhambar, aparentemente sem notar que com isso esculhamba apenas a si próprio.


Se me perguntarem por que ele adotou esse método tão projetivo quanto um teste de Roschasch, direi que não tenho explicação, apenas uma vaga suspeita. Bem sucedido nas suas críticas ao sr. Luís Inácio Lula da Silva, ele presumiu que poderia obter resultados igualmente vantajosos em polêmicas anti-Deus. Mas não creio que a hipótese de Deus ser apenas um Lula crescidinho seja compartilhada por muitos dos nossos leitores. Excetuada essa hipótese, o Altíssimo não está ao alcance de pancadas que poderiam ser letais para a sua suposta miniatura presidencial. O máximo que Cristaldo consegue é fazê-las respingar sobre os humildes seguidores de Cristo e de Moisés, que semana sim, semana não, têm de agüentar mais uma enxurrada de insultos gratuitos, sem sentir aliás o mínimo desejo de respondê-los porque, a rigor, todo nonsense é irrespondível.