¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

segunda-feira, maio 22, 2006
 
A FARSA DO TOQUE DE RECOLHER


Toque de recolher. Semana do terror. Estas são as manchetes de capas de caderno do Estadão deste último domingo. Para o visitante ou estrangeiro que estiver passando em São Paulo, fica a certeza de que houve um toque de recolher. E que a cidade viveu uma semana de terror. De fato, no prazo de uma semana houve 166 mortes, contados policiais e civis. Ocorre que a média de assassinatos na grande São Paulo, nos fins-de-semana, produz entre 40 e 60 cadáveres. A rigor, todo fim-de-semana é de terror. Se com este terror o paulistano convive bem, não será com um ligeiro pico de mortes que a cidade vai entrar em pânico.

O que houve foi uma cidade esvaziada pela boataria irresponsável. Primeiro, surgiram os indefectíveis motoqueiros avisando o comércio para baixar as cortinas. Consciente ou inconscientemente, a polícia deu boa ajuda à bandidagem, também mandando lojas e restaurantes fecharem. O rádio e a televisão fizeram o resto. Bastou um jornalista da Record dizer: "parece um toque de recolher", e a expressão correu a cidade. No fundo mesmo, quem decretou o toque de recolher não foi nenhuma autoridade constituída, mas a televisão.



Na segunda-feira dita negra, que de negra nada teve, a televisão descarregou imagens dos massacres de sexta-feira, sábado e domingo. O efeito foi assustador. No restaurante, o garçom me avisou que fora decretado toque de recolher na Avenida Paulista. Exagero de jornalista, pensei com meus botões. Ao pagar, fui avisado que o toque de recolher fora estendido a meu bairro, Higienópolis. Bom, aí já era mais grave. Na Angélica, algo estranho na rua. Tráfego nervoso, pessoas com ar de quem vai, não com ar de quem vem. Na altura da praça Buenos Aires, tropeço com duas amigas assustadas, que corriam para seus apartamentos. Me alertaram que estávamos sob toque de recolher e mais: que o toque de recolher fora decretado pelo PCC. "Palhaçada" - resmunguei, e continuei meu caminho despreocupadamente.

Resolvi observar melhor o mundo em torno. Bares, escolas, lojas e shopping fechando. Pelo jeito, era toque de recolher mesmo. Numa rara padaria ainda aberta, uma multidão fazendo fila, abastecendo-se como em tempo de guerra. Cheguei em casa resmungando contra a estupidez de um governo que, impotente ante a bandidagem, resolve decretar toque de recolher para fingir que está fazendo algo. Liguei a televisão, reportagens e entrevistas alarmantes, autoridades descobrindo o óbvio, que é preciso eliminar o uso de celulares por presidiários para acabar com este surto de terror em São Paulo, que naquelas últimas 48 horas já havia feito 86 cadáveres, mais da metade de policiais. Nada sobre toque de recolher. Fui então à Internet. Muito menos.

O mais parecido que encontrei foi uma notícia no Terra. As lojas da rua Teodoro Sampaio, zona oeste de São Paulo, e do Largo 13 de Maio, na zona sul, estavam de portas fechadas. Segundo os lojistas, a ordem de fechar as portas viera dos policiais que atuavam na região. Com o alarmismo do rádio e da televisão, o boato espalhou-se na cidade e as empresas começaram a liberar seus funcionários. Os ônibus deixaram de circular, as paradas ficaram lotadas de gente amedrontada com pressa de voltar para casa. O trânsito triplicou e atingiu engarrafamentos típicos de sexta-feira. As linhas de celulares congestionaram e os aparelhos ficaram mudos.

Nestes dias em que o PCC resolveu mostrar quem manda na cidade, se alguém ficou preocupado foram as autoridades. O paulistano ficou apenas apreensivo, afinal se nem a polícia tem mais segurança, com que segurança posso contar eu, cidadão comum? Num Estado que não dá garantias mínimas de segurança ao cidadão, crime já não é crime, mas fatalidade. Marcola, o delinqüente tido como líder dos ataques à polícia, em uma conversa com um delegado, foi claro: "Eu posso entrar numa delegacia e matar um policial, mas um policial não pode entrar na cadeia e me matar, pois é obrigação do Estado me proteger".

Por trás de seu repto, está a tranqüilidade de um criminoso com salvo-conduto das ONGs e entidades dos tais de Direitos Humanos, mais a cumplicidade de políticos e a leniência dos juízes. Sabe que, ao melhor arranhão que sofrer, podem cair até secretários de Segurança, isso se não tiverem de enfrentar júri. Quanto a policiais, ele pode mandar matar à vontade. Nenhuma entidade de direitos humanos denunciará a morte de policiais.

O paulistano convive bem com o medo. Quem ainda não aprendeu a conviver com o medo foi a polícia. Para partilhar seu pânico, sem ordem judicial alguma, constrangeu comerciantes a fechar suas lojas. Para honra e glória da bandidagem, São Paulo parou.

A segunda-feira foi pintada como um dia de terror. Em verdade, foi o dia do grande fiasco. São Paulo foi paralisada por boatos, nada mais que boatos. A imprensa mostrou multidões fugindo para abrigar-se em casa. Ora, uma vez fechados bares, lojas, shoppings, escolas, não há nada melhor a fazer senão voltar para casa. Os paulistanos, acovardados pelo sensacionalismo de rádios e TVs, conferiram ao PCC um poder que o grupo criminoso não tem, o de paralisar uma cidade de dezoito milhões de habitantes. São Paulo exagera. O terror sequer começou. Teremos terror quando começarem a explodir os primeiros carros-bomba. Quando chegar este dia, o PCC terá então de fato poder sobre a cidade.

Por enquanto, o poder do PCC se exerce em outras instâncias, junto às autoridades. Ao decidir negociar com o Senhor da Guerra, o tal de Marcola, Estado e polícia renderam-se vilmente à bandidagem. Quando o Senhor da Guerra ameaçou o delegado dizendo que poderia entrar numa delegacia e matar um policial, o delegado, com o rabo entre as pernas, engoliu a ameaça.

Não bastasse a arrogância do marginal todo-poderoso, o porta-voz do PCC, advogado Anselmo Neves, proferiu nova ameaça. Que se o governo estadual não acolhesse as reivindicações da facção e não abrandasse o rigor do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), a tensão aumentaria nos próximos dias. Atemorizadas, as autoridades foram voando - literalmente - até a cela do Marcola. O Estado, humildemente, negociou um cessar-fogo com o criminoso responsável pelas matanças. Com um simples telefonema, o Senhor da Guerra encerrou um conflito que duzentos mil homens armados não conseguiram controlar.

Que podemos esperar nos próximos anos? À menor reivindicação não satisfeita dos presidiários, nova onda de matanças. Marcola está no melhor lugar em que poderia estar: em uma cela de alta segurança, protegido por centenas de policiais. Estivesse comandando a batalha no campo de batalha, correria o risco de ser ferido e mesmo morto. Encarcerado, não corre risco algum.

O Estado rendeu-se vergonhosamente. O PCC foi vitorioso em toda extensão. O que não é de espantar. Se uns comandam o crime a partir de um cárcere de São Paulo, outros comandam o crime a partir de um ministério em Brasília. Que se pode esperar de um país que teve recentemente como chefe da Casa Civil um terrorista treinado em Cuba e como ministro da Fazenda um chefe de quadrilha? E que hoje tem como ministra de Minas e Energia uma ex-assaltante de bancos e como ministro da Justiça um criminalista que fez fortuna defendendo narcotraficantes? Não dispondo da máquina estatal para roubar, Marcola faz o que pode a partir de seu cárcere.

Cláudio Lembo, o governador de São Paulo, negou com veemência a negociação óbvia: a violência só acabou depois que o Estado enviou interlocutores para parlamentar com o Senhor da Guerra. Não bastasse mentir à população, o governador teve arroubos de um Farrakhan inspirado por Lênin, ao responsabilizar a "minoria branca perversa", a "burguesia má", pela criminalidade. Esta mesma burguesia má que paga a uma faxineira o dobro do que o Estado paga a uma professora. O Explicador-Geral da República, Tarso Genro, acusou o governador de preferir negociar com o PCC do que aceitar a ajuda oferecida pelo governo federal. Tem toda razão o Explicador-Geral. O PT tem muito mais experiência quando se trata de negociar, vide as absolvições dos deputados mensaleiros.

Já o Supremo Apedeuta considerou que as ações do PCC eram decorrência da falta de investimentos na educação: "Na hora que você não investe em uma escola, você vai ter de investir depois em uma cadeia". Vai ver que a quadrilha montada pelo PT em Brasília só existiu porque faltou escola ao José Dirceu, José Genoíno, Antônio Palocci, Delúbio Soares, Silvinho Pereira, Duda Mendonça, Marcos Valério e demais quadrilheiros.

Que se espera para entregar um ministério ao Marcola? Este pelo menos não brinca em serviço.