¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, junho 27, 2006
 
SOBRE AS TRÊS VIAS



Sílvia Alves - Adorei a sua resposta à questão porque não leciona. É, há muito tempo saiu algo semelhante no jornal da Associação Médica Brasileira. O rapaz fez curso no exterior, em alguma especialidade médica e não conseguia clinicar aqui. Digo, fez a pós, não a graduação que foi entre os brasileiros mesmos que o invejaram depois. Seu depoimento, diferente do seu, era cheio de perplexidade e dor. É que medicina, em geral , não permite alternativas, e ele só podia praticar o que aprendera.

Bom, dai perguntaria porque você ainda fica num país como este em que o presidente tem tanta cultura ... de peão e pra todo lado é esta mesma mediocridade e visão curtíssima. Mas há muito tempo respondeu-me. O Cláudio de Moura Castro parece ser muito interessante, mas apenas uma única vez tive oportunidade de ouvi-lo falar sobre educação. Um abraço.

Gustavo Tagliassuchi - Sou um leitor de suas colunas no Baguete, sempre que possível, e também me arrisco a escrever no mesmo veículo, mas nem de perto com a magia que você emana dos seus textos, que são fantásticos na minha opinião.

Mas escrevo este para dizer que esse último texto publicado, reflete bem a realidade da nossa universidade. Eu a pau e corda me formei Tecnólogo em Processamento de Dados (porque não agüentava mais o curso de Informática) e no próximo mês finalizo minha primeira pós-graduação em Desenvolvimento de Software para Web. Nem sei porque ao certo.

Mas o certo é que já é difícil encontrar profissionais de gabarito e com conteúdo como você, e ainda, quem avalia isso se utilizam meios duvidosos para se avaliar a capacidade alheia (seria uma limitação pessoal de cada um?). Confesso que fiquei desestimulado de um dia tentar transmitir o meu limitado conhecimento técnico em alguma universidade, pois pelo visto, que chance terei?

Se você e o Cláudio de Moura Castro tiveram esse tipo de dificuldade, o que sobra para os demais? Será que chegou a hora da verdade? O conhecimento nada vale? É mais bonito ser semi-analfabeto e desconhecer os caminhos que levam à universidade? Eta país esse... Desculpe o desabafo, mas vou tomar um comprimido para prevenir a resfeber. Grande abraço.