¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, agosto 18, 2006
 
MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM PRECISA



Os mais de duzentos atentados cometidos pelo PCC na semana passada tiveram duas motivações. Primeiro, a tentativa do Ministério Público Estadual de proibir o indulto do Dia dos Pais. Segundo, a possibilidade de transferir as lideranças do PCC para o presídio federal de Catanduvas.

Quanto ao primeiro item, coube à Justiça ceder, garantindo a libertação temporária dos presidiários no domingo passado. Mais de 700 não voltaram. Está garantida, qual direito adquirido, a cota de fugas em datas comemorativas. O PCC, penhorado, agradece.

Quanto ao segundo item, coube ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo, anunciar hoje a boa nova aos mais perigosos criminosos do país. Segundo o governador, a transferência poderia prejudicar a fonte primária de informações das autoridades estaduais, criando novas barreiras na hora de interrogatórios. "Temos um problema. Vale a pena retirar (os presos) de São Paulo e perder a fonte de informação imediata?", questionou Lembo, acrescentando que, para novos interrogatórios, seriam necessários mais burocracias e deslocamentos.

Marcola manda, Lembo obedece. Quanto ao cidadão, este assiste impotente a um Estado que se torna cúmplice da criminalidade.