¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

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terça-feira, novembro 14, 2006
 
FALTA DE RESPEITO




Ano passado, peguei um trem de Bruxelas a Paris. Ao descer na Gare du Nord, um funcionário distríbua algo a todos os passageiros que desciam. Curioso perguntei o que era. "O trem atrasou 20 minutos. É o formulário para receber sua indenização".

Contemplo o caos atual nos aeroportos do Brasil, passageiros dormindo no chão ou em bancos, atrasos de mais de dez horas, autoridades insistindo em que nada está acontecendo. O curioso é que ninguém parece saber qual seja a raiz do problema. (Uma dica: a ANAC está infestada de petistas). Mas o que mais me choca é ler a recomendação das tais autoridades: que o passageiro que sentir lesado recorra à Justiça ou à defesa do consumidor.

É quando me lembro do trem de Bruxelas. Nada de recorrer à Justiça, nada de defesa do conumidor. A própria empresa se apressava em distribuir um formulário para ressarcir o cliente, sem maiores burocracias.

Perca as esperanças quem acha que este país tem solução.