FALTA DE RESPEITOAno passado, peguei um trem de Bruxelas a Paris. Ao descer na Gare du Nord, um funcionário distríbua algo a todos os passageiros que desciam. Curioso perguntei o que era. "O trem atrasou 20 minutos. É o formulário para receber sua indenização".
Contemplo o caos atual nos aeroportos do Brasil, passageiros dormindo no chão ou em bancos, atrasos de mais de dez horas, autoridades insistindo em que nada está acontecendo. O curioso é que ninguém parece saber qual seja a raiz do problema. (Uma dica: a ANAC está infestada de petistas). Mas o que mais me choca é ler a recomendação das tais autoridades: que o passageiro que sentir lesado recorra à Justiça ou à defesa do consumidor.
É quando me lembro do trem de Bruxelas. Nada de recorrer à Justiça, nada de defesa do conumidor. A própria empresa se apressava em distribuir um formulário para ressarcir o cliente, sem maiores burocracias.
Perca as esperanças quem acha que este país tem solução.