¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, janeiro 18, 2007
 
ABUTRES RONDAM CRATERA



O desmoronamento que abriu uma cratera numa linha de metrô em construção em São Paulo já está mais para A Montanha dos Sete Abutres que outra coisa. Para quem não lembra, este filme de 1951, de Billy Wilder, é a história de um repórter (Kirk Douglas) de um pequeno jornal do Novo México. Ao encontrar um homem preso numa mina, ele tenta prolongar a permanência do mineiro dentro dos escombros, para se tornar famoso com a cobertura do desastre.

Não que tenha restado alguém com vida no episódio de São Paulo. Mas a imprensa já começa a exagerar. Cadernos como "Metrópole", do Estado de São Paulo, e "Cotidiano", da Folha, bem que podiam trocar o título para "Cratera", tantas são as páginas que dedicam ao acidente. A edição de hoje do Estadão, em falta de notícias, chega a dar a biografia das cadelas que procuram as vítimas. Com direito a uma arte, com prêmios, treinamento, peso e altura dos animais.

Tragédia sempre rende público. E jornalista sempre tem algo de abutre. Faz parte da profissão: onde houver cadáveres, lá está a imprensa. Cadáveres rendem a tal ponto que uma empresa de produtos energéticos, a Red Bull, enviou ao local uma equipe de garotas-propagandas para vender suas beberagens. A iniciativa está provocando a ira de leitores, que protestam contra a empresa "que se aproveita do sofrimento alheio para divulgar e vender seus produtos a qualquer preço".

Curioso que outros profissionais estão também vendendo suas mercadorias e ninguém protesta. Leio no Estadão que "o bispo d. Pedro Luiz Stringhini, representante da Arquidiocese de São Paulo e responsável pelas pastorais sociais da cidade, realizou uma oração ecumênica na tenda onde parentes de vítimas esperam por notícias. Horas depois, um pastor da Assembléia de Deus conduziu preces. Ainda apareceram para prestar solidariedade três irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo e uma integrante do Seicho-no-Ie".

Quem chamou estes senhores para venderem seus peixes podres? Como as autoridades permitem que estes abutres místicos explorem o sofrimento alheio? Pela reação dos leitores, Red Bull não pode. Padre pode.