¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, fevereiro 27, 2007
 
RECONSIDERANDO



Escrevi ontem sobre quatro jornais que se mantiveram alheios ao Oscar. Bom, talvez tenha sido questão de fuso horário. El País e Le Monde dão hoje ampla cobertura à competição. Aftonbladet e Libération, pelo menos em suas edições on line, nem água.

Charles Pilger me dá um puxão de orelhas, afirmando que eu mesmo me desminto ao afirmar que "desde jovem, tive por filosofia que filme premiado com o Oscar é filme para não ser visto". Afinal, tanto A Festa de Babete como Mash e La Strada levaram o prêmio. Pilger acha que se continuar pesquisando vai encontrar mais filmes que citei que ganharam o Oscar.

Ok, Pilger! Pode levantar as fichas. Ocorre que vivo tão longe do Oscar, que sequer sabia que tais filmes haviam recebido o prêmio. Pilger ainda me alerta que Palombella Rossa "foi vencedor do prêmio de crítica do Festival Internacional de Cinema de São Paulo, em 1990". Grato pela lembrança. Só não consigo lembrar de ter visto o filme lançado no circuito comercial. Se alguém o viu, peço corrigir-me.