¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV
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Janer Cristaldo escreve no Ebooks Brasil Arquivos outubro 2003 dezembro 2003 janeiro 2004 fevereiro 2004 março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 agosto 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011 março 2011 abril 2011 maio 2011 junho 2011 julho 2011 agosto 2011 setembro 2011 outubro 2011 novembro 2011 dezembro 2011 janeiro 2012 fevereiro 2012 março 2012 abril 2012 maio 2012 junho 2012 julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 novembro 2012 dezembro 2012 janeiro 2013 fevereiro 2013 março 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 novembro 2014 |
domingo, março 11, 2007
AINDA AS MULHERES E O ISLÃ Uma mulher precisa ser muito vagabunda, em qualquer acepção da palavra, para decidir não trabalhar só porque o marido pode prover tudo - escrevi há pouco. Recebi mail machucado de uma amiga, que não se sente vagabunda de forma alguma, só porque optou por interromper o trabalho para cuidar dos filhos. Ora, eu não me referia a estas. Interromper o trabalho significa que a pessoa trabalhava, tinha uma profissão e a exercia. Eu falava, isto sim, destas senhoritas que jamais pensaram em exercer uma profissão qualquer porque acham que ao amo e senhor cabe seu sustento. Elas são legião. Um dia a casa cai, a mulher se vê no olho da rua e acaba apelando à única profissão que - pelo menos teoricamente - não exige formação alguma, a prostituição. Não tenho dados, mas é de supor-se que sejam estas moças as que mais alimentam o mercado da carne paga. Ao falar de vagabundas, eu me referia àquela brasileira casada com um muçulmano que recentemente afirmou: "Mas se a mulher não precisa trabalhar, já que o marido pode prover tudo, por que ela vai trabalhar?" É que talvez ela ainda não conheça certas práticas jurídicas do Islã. Já contei esta história cinco anos atrás. Como curta é a memória das gentes, cabe repetí-la. Aconteceu na Arábia Saudita, em 79, em uma copa de futebol. O fato foi relatado no jornal Al Medina, de Riad. Abdul Rahman El Otaibi, rico comerciante, assistia o jogo entre a equipe Ittihad, de Djeddah, e a equipe Ahli, de Riad. Abdul torcia por Ittihad, sua mulher preferia encorajar os Ahli. Para desgraça da senhora El Otaibi, seu time marcou um gol. Ela vibra e Abdul pronuncia a fórmula ritual: - Em nome de Alá, eu te repudio. O jogo continua. Os Ahli fazem um segundo gol, a senhora Otaibi não se controla e aplaude seu time. Abdul repete a fórmula: - Em nome de Alá, eu te repudio. Para suprema desgraça da senhora Otaibi, em uma dessas jogadas que nem mesmo um ficcionista ousaria criar, quis o destino que os Ahli marcassem um terceiro gol. Ela vibra. Abdul pronuncia pela terceira vez a fórmula fatídica: - Em nome de Alá, eu te repudio. Ora, no Islã basta que o marido repudie a mulher três vezes para que o divórcio se consume. A partir do terceiro gol, a senhora Otaibi estava no olho da rua. O caso acabou na corte corânica de Meca. Para sua sorte, em algum lugar disse Maomé: "o divórcio não será válido se for pronunciado sob o império de cólera extrema". Em severo editorial, o Al Medina anatematizava não o Corão, evidentemente, mas o futebol: "até quando nossa obsessão pelo futebol continuará a destruir o caráter sagrado de nossa família?" Ainda em janeiro passado, o Corriere della Sera nos contava uma versão mais ágil do divórcio árabe. Uma professora de Literatura em Genova, casada em segundo matrimônio com um marroquino, descobriu-se divorciada por celular. Recebeu um singelo SMS com a mensagem: EU TE REPUDIO, EU TE REPUDIO, EU REPUDIO. O divórcio estava consumado. No ano passado, um tribunal de Manila, Filipinas, reconheceu que o direito dos maridos ao divórcio se poderá efetivar via SMS. A tecnologia unida à barbárie torna tudo mais rápido. É a chamada lei dos três talaks (repúdio). Pronunciado três vezes o repúdio pelo marido, a mulher está divorciada. Claro que o inverso é inimaginável. Mulher vale sempre metade no Islã. Se o Corão reconhece às mulheres o direito à herança, os doutores da lei decidiram que a mulher só pode receber metade da parte devida ao homem. O testemunho de um homem vale pelo testemunho de duas mulheres. Um homem pode ter quatro mulheres. A mulher, um homem só. A amiga que me escreve, corroborando o que tenho escrito sobre a condição da mulher árabe, me fala de uma reportagem que viu na televisão sueca. Na Arábia Saudita, uma mulher que fora raptada, espancada e estuprada por sete homens foi condenada a 90 chicotadas por ter estado sozinha com os sete homens. É realmente invejável a condição da mulher sob o Islã. Há uns trinta anos, tive oportunidade de conhecer três países islâmicos, Egito, Argélia e Tunísia. A misoginia é flagrante. Raras mulheres nas ruas e quase sempre com véus. Em Argel, estive em época em que os fundamentalistas ainda não haviam mostrado suas garras. Se na casbá o véu era regra, nas proximidades da universidade já se podia ver rostos femininos. Mais tarde os ativistas muçulmanos começaram a jogar ácido no rosto das mulheres sem véu, e suponho que hoje mulher alguma se arrisque a ser desfigurada. É preciso muito ódio ao sexo feminino para deformar um rosto. Durante a guerra contra os franceses, as mulheres tiveram ocasião de exercer sua independência: eram muito eficazes para carregar bombas. Terminada a guerra, que voltem para a cozinha fazer cuscuz. Aliás, esta situação se repete atualmente. Na hora de explodir-se, as muçulmanas têm os mesmos direitos que os homens. Nos bares, imensos e espaçosos, centenas de machos tomando café, chá ou fumando narguilé. Nem sombra de mulher. Uma turista, acompanhada por um homem, e se não estiver de pernas à mostra, até que pode entrar. Mas não se sentirá nada bem. O bar é território exclusivamente masculino e mulheres lá não são bem-vindas. Um amigo me lembra que na década passada, a mulher do embaixador do Brasil na Arábia Saudita apanhou publicamente da polícia de Riad, por não estar portanto o famigerado véu num centro comercial. Claro que tudo ficou por isso mesmo. No Cairo, naquelas noites de inverno a sufocantes 30 graus, milhares de homens passeando abraçadinhos, braços no ombro, na cintura, mãozinha com mãozinha, dedinhos entrelaçados. Nem sombra de mulher. Eventualmente, um vulto velado correndo para casa. Homofilia, diriam os mais gentis. Os cultores de eufemismos que me desculpem: aquilo é homossexualismo. Ora, quem me conhece sabe muito bem que nada tenho contra homossexuais. Mas as mulheres não precisavam ser expulsas dos bares e das ruas, ora bolas. Isso sem falar na infibulação da vagina e na ablação do clitóris. Estas mutilações estão hoje em todos os jornais. Mas nos anos 70, quando escrevi sobre o assunto no Brasil, fui tomado por delirante. Acusavam-me de estar denegrindo o islamismo. Hoje, sabe-se que a praga está se espalhando pela Europa, Estados Unidos e Canadá. Muitas são as diferenças entre Islã e Ocidente. Mas a condição da mulher é o ponto nevrálgico. Enquanto este contencioso não for resolvido, não se pode falar em diálogo. Ocorre que jamais será resolvido. À brasileira que louvou a condição da mulher muçulmana, seria interessante perguntar se permitiria que suas filhas fossem castradas e mutiladas para o prazer. |
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