¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, maio 18, 2007
 
MORAL DE CUECAS CATÓLICA



Enquanto Bento XVI prega a castidade no Brasil, a Igreja Católica de Los Angeles prevê vender o Centro Católico arquidiocesano para pagar as indenizações de 60 milhões de dólares a vítimas de abusos sexuais por parte de alguns sacerdotes. É o que leio em despacho da AFP. Segundo o cardeal Roger Mahony, algumas propriedades serão mantidas para o funcionamento de futuras paróquias. "Preferiríamos mantê-las todas, mas não temos nenhuma saída para arrecadar dinheiro, a não ser com as vendas".

Enquanto Na Europa a Igreja vende suas igrejas porque já estão desertas de fiéis, nos EUA as vende para pagar indenizações pelos crimes sexuais cometidos pelos sacerdotes. Os 60 milhões de dólares são destinados a solucionar, de forma amistosa, os processos abertos por apenas 46 vítimas de sacerdotes pedófilos.

Com a idéia de padres pedófilos já estamos acostumados. Ocorre que também houve casos de freiras acusadas de abusos sexuais. A Bishop Accountability, organização nacional que compila dados sobre abusos sexuais praticados pela Igreja, tem 40 freiras em seu banco de dados. Segundo o padre Thomas Doyle, que já trabalhou na embaixada do Vaticano em Washington, as pessoas muitas vezes se surpreendem com as queixas contra freiras, considerando-as "mais difíceis de enfrentar".

Não foi por falta de aviso. Há uns bons dois mil anos, o apóstolo Paulo já dizia que, para evitar a impudicícia, é preciso que cada homem tenha sua mulher e cada mulher seu marido. A Igreja fez ouvidos de mercador ao santo homem e hoje paga um alto preço por sua defesa intransigente da abstenção sexual.

Algumas dioceses, para fugir ao pagamento, recorreram a um singelo recurso, o calote. Entraram com uma declaração de falência e estamos conversados. Segundo a lei de falência, a diocese em questão pode continuar funcionando, com os credores ficando com apenas uma parte dos ativos. Difícil decidir o que é mais vil: padres violentando crianças ou usando de recursos contábeis para escapar à indenização.

É de supor-se que Bento XVI tenha ciência destas artes de seu rebanho. Antes de vir recomendar continência a uma juventude laica, bem que podia pôr freio à lascívia de seus ministros.