¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, julho 28, 2007
 
OPOSIÇÃO DÁ PRESENTE A INCOMPETENTE



Em reportagem de capa, a Veja desta semana sepulta a avalanche de hipóteses desvairadas sobre as causas do acidente do Airbus da TAM que inundaram as páginas dos jornais nos últimos dez dias. Sem que os dados do acidente fossem conhecidos, súbitos especialistas em aeronáutica saltaram de todos azimutes e acharam imediatamente o culpado pela tragédia. O governo, é claro.


Longe de mim pretender defender este governo - escrevi então. Mas desde há muito afirmo que atribuir a um governo corrupto culpas que não são suas é o mesmo que dar mais alento a este governo corrupto, que pode então colocar-se na confortável condição de vítima de calúnias. Diz a reportagem de Veja:

Um erro humano está na origem do pior acidente aéreo da história da aviação brasileira. As informações já obtidas por meio da análise das caixas-pretas do Airbus A320 da TAM - que no último dia 17 se chocou contra um prédio da companhia, causando a morte de 199 pessoas - indicam que o avião, ao pousar, não conseguiu desacelerar o suficiente por causa de um erro do comandante do vôo. Essas informações, ainda mantidas em sigilo pela comissão da Aeronáutica que investiga o acidente, mostram que uma das duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas, chamadas de manetes, estava fora de posição quando o avião tocou a pista principal do Aeroporto de Congonhas. O erro fez com que as turbinas do Airbus funcionassem em sentidos opostos: enquanto a esquerda ajudava o avião a frear, como era desejado, a direita o fazia acelerar. Com isso, o avião, que pousou a cerca de 240 quilômetros por hora, não conseguiu parar. As investigações revelam ainda que, apesar da chuva, não houve aquaplanagem na pista nem falha no sistema de freios dos pneus.

Lula terá um fim de semana esplêndido. Graças ao açodamento dos súbitos especialistas em aeronáutica, poderá posar de vítima das calúnias da oposição. Seu governo continua sendo um desgoverno minado pela corrupção mas, decididamente, NÃO É o responsável pelos 199 cadáveres do acidente. Este presente de seus opositores, aposto que ele não esperava.