¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, agosto 28, 2007
 
EVANGÉLICOS PERDEM OCASIÃO
DE TER UM SANTO




Pelo menos cinco leitores me enviaram hoje uma notícia que vem de Tanabi, interior de São Paulo. Um homem de 32 anos de idade, separado da mulher há poucos dias, cortou o próprio pênis depois de saber que sua religião o proibia de se relacionar com outras mulheres. O caso aconteceu ontem à noite. Freqüentador da igreja evangélica Congregação Cristã do Brasil, o homem decidiu se auto-mutilar depois de ouvir dos "irmãos" que a orientação religiosa de sua igreja considera pecado o sexo fora do casamento e que estaria impossibilitado de se casar novamente.

Numa tentativa de cortar o problema pela raiz, o homem, chamado Costa, entrou no banheiro de sua casa e deu início a automutilação usando uma tesoura caseira. A polícia foi chamada e, ao chegarem no local, os bombeiros e PMs o encontraram sentado no vaso sangrando muito. "Ele ficou revoltado ao saber que não poderia mais se casar e manter relações sexuais com outra mulher e também não queria largar a igreja", contou um PM. Os leitores querem saber o que penso do assunto.

A meu ver, com a chegada da polícia e dos bombeiros, os evangélicos perderam a ocasião de ter em seu rebanho um santo homem. Orígenes, conhecido como um dos maiores sábios do cristianismo de todos os tempos e considerado um dos pais da Igreja Católica, parece ter levado ao pé da letra um versículo de Mateus e cometeu o mesmo gesto do Costa. Verdade que o Deuteronômio diz: "aquele a quem forem trilhados os testículos, ou for cortado o membro viril, não entrará na assembléia do Senhor". Mateus, no entanto, parece não ter lido com atenção o Velho Testamento, pois escreve: "Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o".

Orígenes aceitou. Autor de mais de 600 obras, entre as quais De Princippis, Hexapla e o excelente Contra Celso, graças ao qual foi milagrosamente preservado o pensamento do nobre romano, castrou-se. A castração é prática que não causa espécie alguma aos autores bíblicos, que a vêem com simpatia. O Antigo Testamento está permeado de eunucos. Os papas também não viram nada demais em emascular meninos para seu deleite espiritual. Era comum, no século XVIII, castrar crianças durante a infância para que preservassem a voz aguda. Um destes castrati foi Carlo Broschi, mais conhecido como Farinelli, o mais popular e bem pago cantor de ópera da Europa de então. Procure ver o filme, dirigido por Gérard Corbiau. Belíssimo!

Bombeiros e PMs são em geral pessoas incultas e desprovidas de conhecimentos bíblicos ou históricos. Fariam melhor se deixassem o Costa completar seu trabalho. Sabe-se lá que santo homem está perdendo a humanidade.