¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV
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Janer Cristaldo escreve no Ebooks Brasil Arquivos outubro 2003 dezembro 2003 janeiro 2004 fevereiro 2004 março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 agosto 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011 março 2011 abril 2011 maio 2011 junho 2011 julho 2011 agosto 2011 setembro 2011 outubro 2011 novembro 2011 dezembro 2011 janeiro 2012 fevereiro 2012 março 2012 abril 2012 maio 2012 junho 2012 julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 novembro 2012 dezembro 2012 janeiro 2013 fevereiro 2013 março 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 novembro 2014 |
sexta-feira, setembro 28, 2007
AINDA O MARXISMO NA EDUCAÇÃO Caro Janer, Não é de agora que a educação brasileira - não só na área das chamadas ciências sociais - é pautada pelo marxismo. Isso é coisa antiga. O que tivemos, mais recentemente (últimos trinta anos), foi um predomínio do marxismo e a exclusão das demais "teorias". Mas isso não representou uma ruptura metodológica, pois a construção imaginária central, a idéia que o Brasil tem de si mesmo, já vinha de muito tempo e foi mantida - "agora sob nova direção". O marxismo apenas "modernizou" um discurso velho. Não é um acidente o fascínio que a intelligentsia brasileira sente pelo marxismo. Muito antes de se tornar marxista, o Brasil sempre foi anticapitalista, na medida em que o capitalismo só prospera, de fato, onde encontra uma certa ética do trabalho e onde a liberdade individual é um valor respeitado. O Brasil ama o Estado e abomina a livre-concorrência. Controlar, vigiar, traçar limites (sempre tendo o outro como objeto) são paixões que nos acompanham desde a Descoberta. A riqueza "exagerada" constitui para nós uma afronta - e só pode ser fruto do roubo, da pirataria. Os pobres são pobres porque foram pilhados pelos ricos. Muito antes que o marxismo desembarcasse em terras brasileiras, o catolicismo e, mais tarde, o positivismo já haviam lavrado profundamente nossa alma e nos haviam convencido das vantagens do anti-individualismo e do planejamento de toda a vida social. Estávamos preparados para desconfiar dos que pretendem se diferenciar do rebanho e para desejar que nossa vida fosse objeto da mais completa regulamentação, de modo a impedir que o acaso, a imprevidência, a sorte, etc., pudessem de algum modo interferir no planejamento estatal, pois só o Estado Racional e Benfeitor poderia assegurar a felicidade para todos. O marxismo completou essa obra imemorial emprestando-lhe "profundidade filosófica" e fornecendo-lhe um discurso "moderno" que satisfazia nosso fascínio pela última moda. Na verdade, porém, "praticar" o marxismo e filosofar em alemão foi apenas a maneira "bacana" que encontramos de preservar tradições ancestrais. Para se instalar entre nós, o marxismo teve que se curvar às exigências da "alma brasileira". Abriu mão de qualquer rigor teórico, perdeu o gume "radical" e deixou-se absorver numa pasta informe de estatismo, anti-individualismo, populismo, teologia da libertação, terceiromundismo, etc. Assim como o getulismo não era fascismo, também o petismo não é marxismo. É só um destilado daquelas influências. A rigor, é isso - petismo, lulismo, terceiromundismo - que se ensina hoje nas escolas. Um pasta ideológica de quinta categoria. Mas com séculos de tradição... Abraço. Odilon Toledo |
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