¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, setembro 30, 2007
 
CARNE DE CRISTO
MAIS CARA NA FRANÇA




Leio no noticiário on-line que o aumento dos preços do trigo e das matérias-primas atingiu a Igreja Católica na França, que está pagando mais pelas hóstias que distribui em suas missas. Hóstias, para quem não lembra, é aquele pãozinho àzimo servido aos católicos durante o sacramento da comunhão. Uma vez consagrado pelo sacerdote, torna-se o corpo de Cristo, segundo doutrina límpida e inconteste do Concílio de Trento.

Segundo a edição de hoje do jornal Le Parisien, as carmelitas do departamento de Cher, no centro da França, que estão entre os maiores fornecedores de hóstias do país, elevaram em aproximadamente 25% o preço de um dos símbolos da comunhão com Cristo. Segundo uma das freiras, a congregação começou a fabricar hóstias em 1617 e que, atualmente, a produção encontra-se a cargo de uma comunidade de portadores de deficiência. "Nos demos conta de que, ultimamente, as revendíamos para a diocese a um preço abaixo daquele que pagávamos", disse a religiosa. A partir de agora, a hóstia reservada ao padre que celebra as missas será vendida às paróquias por 0,80 euro a unidade. Já o cento de hóstias pequenas subiu para 1,75 euro, enquanto o cento de hóstias destinadas a cerimônias excepcionais agora vai ser comercializado por 6,50 euros.

O dogma da transubstanciação, se foi aventado no concílio de Latrão (1215), só toma corpo no concílio de Trento (1551). Na encíclica Ecclesia de Eucharistia, no capítulo 1 § 15, lemos: "Pela consagração do pão e do vinho se opera a transformação de toda substância do pão na substância do corpo do Cristo nosso Senhor e de toda a substância do vinho na substância de seu sangue; esta transformação, a Igreja católica a chamou justa e exatamente de transubstanciação".

Donc, o aumento do trigo será obviamente repassado à carne do Cristo. Mais o valor agregado da consagração pelas mãos mágicas do sacerdotes da ordem de Melquisedec. A partir de amanhã, cada antropófago católico na França estará teoricamente pagando mais caro pelo produto. Mas não se preocupe. A Igreja fornece carne de Cristo gratuitamente ao consumidor final. O ônus é das paróquias. Quanto ao sangue, também não se preocupe em onerar as paróquias. Se você pertence a esta seita de hematófagos profissionais, continue bebendo sangue à vontade. O vinho não aumentou de preço.