¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, setembro 21, 2007
 
UNIVERSIDADE EGÍPCIA REJEITA
UMA FATWA INTERESSANTE




Adoro os arabescos colaterais que os religiosos criam para burlar as prescrições de suas fés. No Irã, por exemplo, as relações fora do matrimônio são proibidas. Você só pode ter relações com a mulher com a qual é legitimamente casado. Mas e se você quer uma relação rápida e sem maiores compromissos? É simples. Para isto há o sigheh, o casamento temporário permitido pelo ramo xiita do Islã, que pode durar alguns minutos ou 99 anos, especialmente recomendado para viúvas que precisam de suporte financeiro. Reza a tradição que o próprio Maomé o teria aconselhado para seus companheiros e soldados. O casamento é feito mediante a recitação de um versículo do Alcorão. O contrato oral não precisa ser registrado, e o versículo pode ser lido por qualquer um. As mulheres são pagas pelo contrato. Esta prática foi aprovada após a "revolução" liderada pelo aiatolá Khomeiny, que derrubou o regime ocidentalizante do xá Reza Palhevi, como forma de canalizar o desejo dos jovens sob a segregação sexual estrita da república islâmica. Num passe de mágica, a prostituição deixa de existir. O que há são relações normais entre duas pessoas casadas.

Os judeus têm o eruv. O eruv - contava-me uma amiga da Finlândia - "é uma cerca, real ou simbólica, que cria uma área dentro da qual são permitidas certas atividades que as leis judaicas proíbem. O eruv pode envolver uma casa, um jardim, ou até um bairro inteiro. Foi o jeito que inventaram de aplacar os rabinos ortodoxos e aliviar as restrições do shabat ao mesmo tempo. Um amigo judeu americano (judeu reformista - tão diferente dos ortodoxos como eu e você) contou que, outro dia, o eruv de sua cidade, Sharon, em Massachusetts, rompeu-se. Os fanáticos estavam em polvorosa. Outro amigo reformista diz que o preço dos imóveis dentro dos eruvin de Nova York é astronômico. Parece aquela história dos muçulmanos segundo a qual beber álcool dentro de casa, com as cortinas fechadas, não faz mal, porque Alá não está vendo".

Em Londres, em 2002, foi instalado um eruv, limitado por 84 postes ligados por fios de náilon. A área cobre um perímetro de 17 km. Existem hoje eruvin não só em Israel, como também Austrália, Bélgica, França, Itália, África do Sul, Estados Unidos e até mesmo em Gibraltar. O de Estrasburgo abrange o Parlamento Europeu e o Tribunal de Direitos Humanos. O de Washington, a Casa Branca. Já contei isto tudo em crônicas passadas. Estou voltando ao assunto, em função de notícia que me chega do Cairo, através do Daily News.

Uma das mesquitas mais solenes do mundo árabe é a Al-Azhar. Além de mesquita é universidade e centro dA vida intelectual do Egito, sendo a instituição mais prestigiada do Islamismo sunita. Uma característica que as distingue das demais é ter um minarete duplo.(Estive lá certa vez e acabei decidindo não entrar. Já estava de pés no chão, com meus sapatos na sacola, quando dois brutamontes embuçados me atacaram. Queriam ficar com meus sapatos. Olhei para a cara dos dois e senti que não veria meus sapatos de volta, a menos que pagasse alguma bakshisha. Dei meia volta e perdi de conhecer um dos grandes monumentos da cultura árabe).

Pois bem, a Al-Azhar acaba de destituir um xeque que emitiu uma fatwa das mais simpáticas. A tradição islâmica proíbe que uma mulher esteja sozinha com um homem com quem possa contrair matrimônio, por isso só pode ficar a sós com seu pai, filho, sobrinho, irmão ou algum outro membro de sua família. Ora, isto impede que homens e mulheres dividam o mesmo ambiente de trabalho. Legitimamente preocupado com o problema, o mulá Izzat Attiyah baixou fatwa autorizando as mulheres a amamentaram seus colegas de sexo masculino. Pois se uma mulher amamenta um homem cinco vezes, torna-se sua ama de leite e assim os dois adultos podem trabalhar juntos.

A fatwa não foi vista com bons olhos pela universidade de Al-Azhar - da qual Attiyah fazia parte - e decidiu, na terça-feira passada, destituir o bem-intencionado clérigo. Decididamente, não há solo fértil para boas idéias no universo do Islã.