¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, janeiro 23, 2008
 
CENSOR CENSURA AUTOCENSURA



Vá lá se saber o que se passa na cabeça dos jovens. Algumas horas após minha postagem infra, Diogo, o Chiuso, repôs seu artigo no site. Alguns desafetos se espantam porque levo adiante esta discussão com "um menino inseguro".

O problema não é o menino inseguro. O problema é a censura. Que a censura exista nos jornalões, se entende. Em um grande jornal, há muitos interesses em jogo, desde os econômicos aos políticos e ideológicos. A Internet inaugura a verdadeira idade da livre expressão: não há razões para censurar um blog, cuja produção não depende de publicidade nem de capital algum.

Por outro lado, censura é coisa de religiosos dogmáticos e ditadores. Que Fidel Castro, Hugo Chávez e Olavo de Carvalho exerçam censura é perfeitamente compreensível. O Mídia sem Máscara, por exemplo, aos poucos foi se tornando um reduto papa-hóstias. Não me parecia ser o caso de O Expressionista.

No entanto, era. Em recente resposta a um artigo de Anselmo Heidrich, no qual o articulista denuncia o fundamentalismo de Olavo de Carvalho e a defesa da Inquisição por um de seus discípulos, um leitor faz uma velada defesa do Santo Ofício: "Vocês querem discutir o passado, condenar a Igreja no mesmo momento em que querem considerar burrice ter uma religião. Ou tentar responsabilizar os católicos de hoje pela Inquisição. É a mesma coisa dos negros culparem os brancos de hoje pelo que houve no passado. Não tem sentido. Depois, cansa esse negócio de criticar a fé alheia. Vá procurar o que fazer".

Tem sentido, sim senhor. "A luta pela memória é a eterna luta do homem contra o poder" - escreveu Milan Kundera. Além do mais, no dia em que não se puder criticar a fé, seja qual fé for, teremos voltado aos dias sombrios da Idade Média, ao que parece vistos com terna nostalgia pelo leitor.

E essa agora! A novel teóloga Marina da Silva e Olavo de Carvalho empenhados no mesmo combate, a defesa do creacionismo. Estranhos canais subterrâneos unem a ministra petista e o astrólogo da direita.