¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, maio 22, 2008
 
ENTRE TAPAS Y BESOS



Na Espanha, tapas sao pequenas raçoes, seja de carne ou presunto, de polvo ou de queijos, enfim, aperitivos para pinchas. Sao chamadas também de pinchos. Y besos son besos mismo.

Bueno, estoy en Barcelona, entre tapas y besos, viajando con una vieja amiga reencontrada. Continuo minhas pesquisas de enologia e gastronomia comparadas. Programaçao cultural para os próximos dias:

Começo pelo Sobrino de Botín, primus inter pares. Tem quase quatro séculos e ambiente medieval. Não há dúvida alguma sobre o que vamos comer lá: um cochinillo e um lechal. Clique em El Restaurante, em visita virtual e depois nos comedores Felipe IV, Castilla, Perez Galdós e Bodega, para examinar melhor o restaurante.

http://www.botin.es/

http://www.historiademadrid.com/2008/03/07/botin-cuatro-siglos-de-gastronomia/

Outro de meus diletos, o Café de Oriente. Era onde lia meus jornais aos domingos, quando vivi em Madri. Na cave, às vezes almoça o rei, quando recebe estadistas estrangeiros. Mesas de mármore, com baixelas de prata e bons riojanos. No café, aos domingos, minha vizinha de mesa era quase sempre a Geraldine Chaplin.

http://www.estudio3.es/paginas/paginasespanol/e3cafedeoriente.html

Este é um dos restaurantes que me impediu de entrar na Biblioteca Nacional. É que ele fica no caminho para a biblioteca. Eu entrava no El Espejo e não conseguia ir adiante.

http://www.restauranteelespejo.com/website/global/g_ent_restaurante_recoletos_madrid.html

Meu restaurante dileto em Toledo. De novo, não escaparei do cochinillo ou do cordero lechal. Os Aurélios são três. O que mais me agrada é o da Sinagoga, 1.

http://www.casa-aurelio.com/

Meu dileto em Segovia:

http://www.mesondecandido.es/espanol.html

Salud y pesetas,
fuerza en la bragueta,
un par de buenas tetas,
y lo demás son puñetas.