¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, setembro 26, 2008
 
NUNCA FOI TÃO FÁCIL



Há uns três meses, teci comentários sobre a cientologia, igreja que foi definida na Alemanha, Áustria e Holanda como seita gananciosa, filosofia inescrupulosa, lavagem cerebral. A religião foi criada por um escritor de ficção científica, Lafayette Ron Hubbard. Há 75 milhões de anos, dezenas de planetas eram governados por um líder maligno, Xenu. Para sanar um problema de superpovoamento, Xenu teria segregado bilhões de seus habitantes na Terra. Eles foram mortos com bombas de hidrogênio, e seus espíritos - os thetans - passaram a vagar pelo planeta. Os thetans foram ainda submetidos a um processo que os tornou inaptos a tomar decisões. Cada habitante da Terra atual seria uma reencarnação desses espíritos.

Consta que Hubbard estava insatisfeito com seus ganhos em direitos autorais e decidiu aumentar sua renda criando uma religião. A nova crença, curiosamente, conquistou fiéis e financiadores poderosos em Hollywood, entre eles Tom Cruise, John Travolta e Lisa Marie Presley. A religião foi criada nos anos 50 e já tem quase 10 milhões de fiéis. É curioso que esteja sendo perseguida juridicamente em alguns países europeus. Afinal, qual religião não é uma seita gananciosa, uma filosofia inescrupulosa e lavagem cerebral? O problema de Hubbard e seus seguidores é que a seita tem apenas meio século, enquanto outras gozam do prestígio de dois ou mais milênios.

Bom, discutindo religiões com amigos de Internet, comentei que se poderia criar uma a partir do roteiro de Guerra nas Estrelas. Tarde piei. A igreja já existe, contou-me um de meus interlocutores. Dois irmãos - Barney e Daniel Jones - fãs de Star Wars fundaram uma igreja Jedi no País de Gales. Barney – conhecido como mestre Jonba Hehol – e Daniel – mestre Morda Hehol – planejam incluir entre o cerimonial sermões sobre a Força, treinamento de sabres de luz e técnicas de meditação. A Universal Life Church, como se denomina a nova fé, está emitindo certificados que atestam ser o portador um cavaleiro Jedi.

Mais ainda. Crentes da Nova Zelândia, Inglaterra, País de Gales e Austrália pretendem que a nova religião conste das estatísticas censitárias. Na Nova Zelândia, milhares de emails sugeriram que a Universal Life Church fosse declarada religião oficial no país.

Vasto é o mercado dos famintos de fé. Nunca foi tão fácil criar religiões. Pobres de espírito é material que não falta.