¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, setembro 21, 2008
 
SOBRE A SABEDORIA DOS CATÓLICOS



Mais dia, menos dia, não falta quem reclame: que eu, ateu, pretendo dar lições de catolicismo aos católicos. Não é bem isso. Penso que quem professa uma fé deve pelo menos entendê-la. Assim como um marxista deve - ou deveria - pelo menos ter lido Marx, considero que um católico tenha pelo menos lido a Bíblia. Pelo jeito, não é o que acontece. Ainda há pouco, um leitor atento me transcreveu esta notícia.

A Bíblia, apesar de ser o livro mais difundido e traduzido no mundo, com versões em 2.454 idiomas, continua sendo quase desconhecida em muitos países que se dizem católicos, segundo pesquisa encomendada pela Federação Bíblica Católica, de Roma.

Participaram da pesquisa 13 mil pessoas de nove países: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. Somente 14% dos italianos entrevistados deram respostas corretas a perguntas básicas de conhecimento sobre a Bíblia, como "Os evangelhos são parte da Bíblia?", "Jesus escreveu livros da Bíblia?" e "Quem, entre Moisés e Paulo, era um personagem do Antigo Testamento?".

Os resultados não foram muito melhores nos outros países: somente 17% souberam as respostas nos Estados Unidos e na Inglaterra, 15% na Alemanha, 11% na França e 8% na Espanha. Os mais bem classificados foram os poloneses, com 20% de respostas corretas, e os piores foram os russos, com 7% de acertos.

Apesar disso, 75% dos norte-americanos afirmaram ter lido passagens da Bíblia nos últimos 12 meses, sendo que somente 27% dos italianos disseram o mesmo. França e Espanha tiveram respectivamente 21% e 20% de leitores da Bíblia.

Quanto a freqüentar a igreja, 32% dos italianos disseram fazê-lo, contra 55% dos poloneses e 45% dos norte-americanos. Entre os católicos ortodoxos russos, somente 6% vai a missa a cada domingo.


Ou seja, há gentes que são católicos como seriam corintianos ou palmeirenses. É questão de apostar num time. Nada entendem da fé que professam. Cabe a nós, ateus, que precisamos entender o que negamos, dar lições aos crentes.

Coisa que faço com muito prazer.