¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, outubro 16, 2008
 
CBL ENVIA SELENITA
À FEIRA DE FRANKFURT



Ainda há pouco, o Teotonio Simões, da Ebooksbrasil, me apresentava um leitor de ebooks, importado da França. Com o formato de um pequeno livro, comportava... dez mil livros. Preço? Trezentos e poucos euros. Como leitor, ainda sou um adepto do livro-papel. Como autor, o Teotonio já publicou vários livros meus em formato eletrônico. Será minha primeira aquisição na próxima viagem. Se ainda gosto de ler no papel, é atraente a idéia de andar com dez mil livros no bolso. O dobro de minha biblioteca, que ocupa toda uma parede de meu escritório.

Da Alemanha, recebo notícia alvissareira. Que os livros eletrônicos estão no centro das atenções na maior feira do livro do mundo, em Frankfurt. Pela primeira vez nos seus 60 anos de existência, a quantidade de produtos digitalizados como DVDs, softwares, filmes e livros eletrônicos se equiparou com a de livros comuns expostos na feira.

Até aí, nada surpreendente. Não se pode impedir o amanhecer. O ebook liberta o autor de editores, distribuidores e livreiros. Se você sabe digitar – e quem não sabe? – com um pouquinho de habilidade você mesmo edita sua obra. E a joga na rede, à disposição de qualquer leitor em qualquer parte do mundo. Surpreendente mesmo é Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), segundo a qual esta tecnologia ainda deve demorar para chegar ao Brasil.

Em que planeta vive esta senhora? Desde há muito editoras virtuais vêm publicando livros no Brasil, tanto clássicos perdidos em bibliotecas como autores contemporâneos. A tecnologia para tanto está aí, ao alcance de quem quer que esteja conectado à rede. Há inúmeros clássicos disponíveis para download gratuito em editoras virtuais como E-BookCult (www.ebookcult.com.br), Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br), Biblioteca do Estudante da Língua Portuguesa (www.bibvirt.futuro.usp.br), Virtual Books (virtualbooks.terra.com.br) e IG Educação, (www.igeducacao.ig.com.br). Isso sem falar na pioneira Ebooksbrasil, do Teotonio (http://www.ebooksbrasil.org), onde o leitor poderá encontrar, entre milhares de títulos, uma boa dezena de títulos meus.

A Câmara Brasileira do Livro, ao que tudo indica, escolheu uma selenita para representá-la em Frankfurt.