¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV
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Janer Cristaldo escreve no Ebooks Brasil Arquivos outubro 2003 dezembro 2003 janeiro 2004 fevereiro 2004 março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 agosto 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011 março 2011 abril 2011 maio 2011 junho 2011 julho 2011 agosto 2011 setembro 2011 outubro 2011 novembro 2011 dezembro 2011 janeiro 2012 fevereiro 2012 março 2012 abril 2012 maio 2012 junho 2012 julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 novembro 2012 dezembro 2012 janeiro 2013 fevereiro 2013 março 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 novembro 2014 |
quinta-feira, outubro 16, 2008
OBSCURANTISMO FEMINISTA ATACA AGORA NA SUÉCIA O obscurantismo anda grassando firme no planetinha. Também, pudera. Em ano em que um analfabeto recebe o prêmio Cervantes na Espanha e Paulo Coelho recebe homenagens especiais na Feira do Livro de Frankfurt, nada mais espanta. Estamos rumando à entropia. Depois dos CTGs no Rio Grande do Sul e dos islâmicos tentando proibir o homossexualismo, o Oscar do obscurantismo vai... para a Suécia. Em Estocolmo, o Conselho sueco de Ética Comercial contra Sexismo na Propaganda (ERK) desatou uma guerra verbal sobre o tratamento das mulheres na publicidade ao acusar a companhia aérea irlandesa Ryanair de promover propaganda sexista. Razão? A empresa aérea, conhecida por vôos regionais de baixa tarifa na Europa, fez uma campanha com anúncios e outdoors, que mostravam uma mulher de minissaia e miniblusa posando como uma estudante ao lado de um quadro-negro com o texto: "As ofertas mais quentes da volta às aulas". Ora, nos dias em que vivi na Suécia, havia uma propaganda muito popular do país, com vistas a atrair trabalhadores imigrantes. Nela, uma sueca com as marianinhas ao léu – como dizem os lusos – dirigia um ônibus pelas ruas de Estocolmo. Hoje, pelo jeito até minissaia virou pecado. Logo no país que foi pioneiro em matéria de pornografia e sexo ao vivo em teatros. O mundo gira, a Lusitana roda e a Suécia se transforma. Ah! Marianinhas ao léu, no português d’aquém-mar, quer dizer topless. Confesso que não entendo muito essa estratégia de usar mulheres para vender desde carros a parafusos. De minha parte, jamais comprei algo só porque uma mulher linda o anuncia, esteja ela vestida ou despida. Mas, pelo jeito, há quem compre. Eu jamais compraria bilhetes numa empresa aérea só porque estes são anunciados por uma moça de minissaia. Mas acusar de sexismo um anúncio com uma menina de minissaia, bom, isto já é desvario de feministas. Diante da recusa da Ryanair em se desculpar pela campanha, a feminista sueca Birgitta Ohlsson pediu um boicote dos consumidores à companhia aérea. "É meu dever apontar e envergonhar empresas como esta", disse. "A Ryanair está se apoiando em valores ultrapassados e anacrônicos, e se orgulha disso. Há muitas outras empresas aéreas de baixo custo para escolher", acrescentou ela. Ohlsson se apóia em um relatório governamental, de janeiro deste ano, que sugere a criação de uma lei banindo qualquer propaganda de teor sexista a partir de janeiro de 2009. Segundo o relatório, a propaganda sexista é definida como qualquer mensagem distribuída com fins comerciais que possa ser "ofensiva tanto às mulheres como aos homens". Do jeito em que vão as coisas, mais um pouco e nem homem nem mulher poderão fazer a propaganda de qualquer produto. Enfim, talvez com uma burka seja permissível. O problema talvez resida no fato de que a menina do anúncio é bonita e atraente. Fosse feia e sem graça como sóem ser as feministas, nada contra. |
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