¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, novembro 21, 2008
 
DEPOIS DA ELEIÇÃO DE OBAMA,
MULATO É RAÇA EM EXTINÇÃO



De Aender dos Santos, recebo:

Saudações, Janer!

Olha só o que me aconteceu no dia 20/11, Dia da Consciência Negra:
Estava no centro de Belo Horizonte comprando uma apostila numa banca, logo do lado, a menos de vinte metros, havia uma manifestação do movimento negro. Enquanto eu estava pagando o que comprei, vai que um senhor lá pega o microfone e grita: "pois não existe esse negócio de pardo, no Brasil ou é preto ou é branco". O pior é que, de repente, gritei dentro da banca: "Epa, 'olha eu aqui', quer dizer que eu deixei de existir, que não existo mais... absurdo...", e outras coisas de que não me lembro. Falei meio alto, mas o microfone era mais alto, ou seja, o som alto me salvou de um possível linchamento! Do meu lado, dentro da banca, bem colada, havia uma senhora negra ao celular, acho que me olhou com uma cara estranha, mas nem percebi. Na hora que pronunciei as palavras, logo me veio à cabeça o seu texto sobre a extinção do mulato, pois é, extinguiu-se mesmo. Agora com Obama foi a tacada final. Cafuzo, mameluco, mulato, pardo vão equivaler a coisas que se estudam como folclore, como saci ou mula-sem-cabeça.

T+, e um viva à sua lucidez e clarividência!


Pois, Aender, depois da eleição do Obama, vai ser difícil provar que mulato existe. A imprensa toda - salvo raros articulistas - assumiu Obama como negro. Do jeito em que vão as coisas, qualquer dia destes será processado por racismo quem se declarar mulato.

Abraço.