¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quinta-feira, novembro 20, 2008
 
PERGUNTINHAS PARA
O SHOW DA BIBLÍA



O colégio Santo Américo, de São Paulo, instituiu um jogo educativo, chamado Show do Biblião, inspirado no Show do Milhão, programa exibido pelo SBT. A brincadeira consiste em uma gincana. A sala, de cerca de 30 alunos, é dividida em grupos de cinco, que têm de responder às questões que aparecem no telão. Se um aluno souber a resposta, a equipe ganha dois pontos.

"Normalmente, faço perguntas que levem os alunos à Bíblia mesmo, para que eles se familiarizem com ela", diz a professora de religião da escola, Marina Brancher. "Com o jogo, mostramos que religião é para ser alegre", afirma Regina Célia Tocci Di Giuseppe, coordenadora de religião do Santo Américo. "Eles levam a atividade a sério e adoram." Perguntas típicas da gincana: a sogra de quem foi curada em Cafarnaum? O que Simão foi obrigado a fazer enquanto os soldados levavam Jesus ao Gólgota?

Meus aplausos ao colégio Santo Américo. Sempre considerei edificante o estudo do Livro Sagrado. Me permito inclusive propor algumas singelas perguntinhas para as próximas edições da gincana.

- com quem Caim deu continuidade à espécie humana, se em seus dias as únicas mulheres existentes na terra eram Eva, sua mãe, e suas irmãs?
- Quem foi mesmo que Jeová mandou Abraão sacrificar numa pira em seu louvor? Qual era o parentesco do menino com Abraão?
- Como se chamava a mulher de Abraão, que Abraão ordenou que se prostituísse a Faraó, para salvar a própria pele e receber mordomias de Faraó?
- Quem foi mesmo o único justo de Sodoma, que ofereceu as duas filhas virgens para uma turba, para proteger dois anjos do desejo dos sodomitas? E que mais tarde procriou com as próprias filhas?
- Quantos judeus mandou degolar o líder judeu Moisés?
- Quantos meninos o santo homem Eliseu mandou duas ursas estraçalharem, só porque o chamaram de careca?
- Em quantos pedaços o levita de Efraim partiu a concubina que contra ele adulterou? Para quantas tribos foram enviados os pedaços da concubina?
- Como se chamava o general que o santo rei Davi mandou matar para ficar com sua mulher? Como se chamava a mulher do general que o santo rei Davi mandou matar?
- Quantos milhões de etíopes o rei Asa, de Judá, massacrou com o apoio de Jeová?
- Qual povo entrou na cidade de Jericó, matando homens e mulheres, crianças e velhos, bois, cordeiros e burros, sob as ordens de Jeová?
- Quem despedaçou Agag, na presença de Jeová, em Guilgal?
- Quem assassinou todo o povo amalecita, por ordem de Jeová?
- Quem matou todos os reis de Madián – Evi, Requem, Sur, Jur e Rebá – mais Balaam, filho de Beor e todos os varões madianitas?
- Quem mandou separar 32 mil virgens madianitas feitas prisioneiras – para uso dos israelitas, é claro - após ter assassinado todas as que não eram virgens?
- Como se chamava o filho de Davi, que violentou dez mulheres em praça pública, como sinal de enfrentamento com seu pai?
- Qual filho de Davi estuprou Tamar, filha de Davi e sua irmã?
- Como se chamava o filho de Eleazar, que traspassou com uma lança, de um golpe só, o israelita e a moabita que mantiam relações em uma tenda?
- Qual rei forçou à escravidão todos os que não eram israelitas para construir o famoso templo de Jerusalém?
- Quantos mil hebreus o Altíssimo permitiu que Josué matasse, só porque um deles ficou com parte do botim saqueado por Josué e sua horda de assassinos?
- Quem foi o sábio rei que entregou a vida de setenta mil homens a Jeová, como castigo por ter organizado um censo não aprovado por Jeová?
- Como se chamava a moça que Jehú mandou jogar de uma janela, cujo sangue salpicou os muros da cidade, e foi pisoteada pelos cavalos que passavam?
- Quantos homens Jehú mandou degolar na cisterna de Bet-Equed?
- Quantos homens matou Jehú na casa de Ahab?
- Como se chamava a mulher que enterrou uma estaca na face de seu hóspede, Sísera, com tal força que a estaca penetrou o chão?
- Quantos mil homens de Moab Ehud mandou matar na montanha de Efraim?
- Quando sacerdotes de Baal o santo profeta Elias mandou degolar?
- Quem ordenou a matança de 24 mil israelitas, só porque estes coabitavam com as mulheres de Moab?
- Como se chamava o sábio rei que assassinou seu irmão para casar-se com Abisag?

Esta é minha colaboração à gincana do Biblião. Se mais tarde lembrar de outras perguntinhas, volto ao assunto.