¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, novembro 07, 2008
 
TODA HONRA A QUEM MERECE


Sou leitor de livreta de Jarbas Passarinho. Quando vejo sua assinatura, sempre leio seu texto. Passarinho é, a meu ver, um dos raros e lúcidos articulistas de sua geração. Quando ele assina um artigo, normalmente assino embaixo.

Mas desta vez meu articulista escorregou. Ao comentar a pretensão de alguns ministros comunistas do atual governo, de excluir da anistia militares responsáveis por tortura e ao mesmo tempo isentar desta exclusão os terroristas que se levantaram em armas contra o Estado, escreve Passarinho na Folha de São Paulo de hoje:

“Vannuchi, arrogante, exibe o vezo do totalitarismo de que foi militante: ameaça demitir-se (que perda para o país!) se o parecer da AGU, reconhecendo a anistia para os crimes conexos, for mantido. Aprendeu de Lênin e seu centralismo democrático: "quem não estiver comigo é contra mim".

É comum atribuir esta frase a todo e qualquer dirigente político ao qual se quer definir como totalitário. Já li textos que a atribuem a Bush. Ora, as honras devem ser atribuídas a quem as merece. A frase não é de Lênin nem de Bush. Mas daquele judeu deslumbrado e intolerante, que a pronunciou há uns bons vinte séculos. Está em Mateus 12, 30, e também em Lucas 2,23:

“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”.