¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

quarta-feira, janeiro 14, 2009
 
MINISTRO COMUNISTA QUE DEVOLVEU
À DITADURA CUBANA DOIS DISSIDENTES
CONCEDE ASILO A TERRORISTA ITALIANO



Não bastasse Oscar Niemeyer tecer recentemente loas a um dos maiores assassinos do século passado, coube agora ao ministro da Justiça, Tarso Fernando Genro, conceder asilo político a um assassino menor, terrorista foragido da justiça italiana.

Tarso, que devolveu à ditadura cubana dois esportistas que buscavam asilo político no Brasil e jamais haviam cometido crime algum em Cuba, acaba de conceder asilo político ao italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos entre 1978 e 1979. Ex-militante comunista das Brigadas Vermelhas, ele foi preso no Rio em março de 2007 e pode ser solto hoje.

Battisti viveu por mais de uma década na França, abrigado inicialmente pelo governo de François Mitterrand, sob a condição de ter renunciado à luta armada. Na Itália, foi condenado à prisão perpétua à revelia, a partir de provas fornecidas pelo depoimento de Pietro Mutti, fundador do Proletários Armados pelo Comunismo, do qual Battisti fez parte.

"A sua potencial impossibilidade de ampla defesa face à radicalização da situação política na Itália, no mínimo, geram uma profunda dúvida sobre se o recorrente teve direito ao devido processo legal", diz o texto assinado por Tarso ao justificar a concessão do refúgio. Como se a Itália contemporânea fosse uma ditadura onde um réu não tem direito à defesa. Battisti foi condenado à revelia porque estava refugiado na França, sob as asas protetoras do colaborador nazista François Mitterrand.

Em favor do terrorista italiano, manifestou-se também um outro terrorista brasileiro, Fernando Gabeira, seqüestrador do cônsul americano Charles Burke Elbrick e que hoje posa de vestal defensora do verde.

Não por acaso, o Brasil é o país preferido por onze entre dez facínoras internacionais. O ministério italiano de Assuntos Estrangeiros pediu hoje mesmo que o presidente brasileiro reveja a decisão de Tarso Genro. Mas comunistas sempre protegem terroristas. Se Lula revisar a decisão de seu ministro de Justiça, está mais que na hora de mandá-lo passear.