¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sexta-feira, abril 24, 2009
 
CASA-DA-MÃE-JOANA DECIDIRÁ
QUANTO, COMO E ONDE GASTAR



Mal escrevi a crônica abaixo e a Câmara deu marcha a ré. A decisão de Miguel Temer, no sentido de proibir passagens para familiares, prostitutas de alto bordo e amigos de parlamentares, durou menos do que duram as rosas. Pressionado pelos congressistas, o presidente da Casa (da Mãe Joana?) desistiu de seu ato administrativo e optou por encaminhar um projeto de resolução que terá de receber o aval do plenário. "Vocês viram que deu confusão. A aprovação no plenário dá legitimidade".


Conseguirão as vestais Pedro Simon e Fernando Gabeira impedir a marcha da poderosa locomotiva da alegria? Demonstrarão os congressistas ter ainda algum resquício de vergonha na cara? Ou decidirão que vergonha na cara é algo obsoleto, inadequado aos tempos que correm e ficam vetadas as disposições em contrário?

Suspense. Mas não muito. Conhecendo os bois com que lavro, a decisão não será de surpreender. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem superou o número de viagens de Fernando Henrique ao Exterior – e isso que falam 20 meses para o término de seu mandato - criticou hoje o uso irregular de passagens aéreas de deputados e disse o Congresso precisa colocar um fim na farra dos bilhetes pagos com dinheiro público.

O PT, que apelidou o ex-presidente de Fernando Henrique Viajando Cardoso, sequer comemorou o feito do Líder Máximo. Com sua visita hoje à Argentina, Lula emplaca 348 dias no Exterior, um dia a mais que o tucano. Mas Lula não depende de verbas do Congresso bancadas pelo contribuinte. Ele, que já dispunha de um avião presidencial, comprou um outro, flamante de novo – também bancado pelo contribuinte, é verdade – para seu uso particular. Segundo Lula, é preciso chegar a um final nisso. Isto é, nas viagens dos deputados e senadores.

Quanto às suas viagens, ni pensar.