¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

terça-feira, junho 23, 2009
 
BRASIL NÃO TEM CURA


Janer

Não seria má idéia exigência de diploma apropriado (de curso talvez a ser criado) pelo menos para candidatos a administrar o país, estados e municípios. Certamente haveria uma generalizada elevação do nível cultural dos nossos políticos e aspirantes. Você poderia dar o pontapé inicial numa campanha nesse sentido, mesmo que o Reinaldo venha a copiá-lo.

José Darcy Custódio



Não digo curso, Custódio. Mas todo governante ou deputado deveria ter pelo menos noções de como administrar uma folha de pagamentos e de como fazer leis. "Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas" - dizia von Bismarck. Neste país, vereador acha que postura municipal pode derrubar uma lei. Isso quando não é o Congresso que elabora leis manifestamente inconstitucionais e só depois vai discutir se são constitucionais ou não. Os atuais legisladores não têm noção do que seja lei maior e lei menor, coisa que se aprende já no primeiro ano de Direito. Não é de surpreender que o Judiciário esteja atulhado por 70 milhões de processos anuais.

Analfabeto deveria ser proibido de candidatar-se. Mas que fazer quando o tal de povo elege e reelege - e re-reelegerá, se lhe for permitido - um analfabeto? Brasil é doença que não tem cura.