¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

domingo, julho 26, 2009
 
MENSAGEM DO PITUCO


Prezado Janer, saudações!

É completamente compreensível que, se os católicos e membros de outras religiões menos fundamentalistas, tivessem pleno conhecimento da bíblia, suas crenças em um deus bondoso e misericordioso fossem por água abaixo. Isto é ponto pacífico. Ok.

O que me assusta, são seitas como a dos Testemunhas de Jeová, que conhecem muito mais o antigo testamento e aprovem, pasme, aprovem todas as barbaridades cometidas por Jeová, as matanças, enfim, tudo o que já sabemos.

Tive um colega de trabalho que era Testemunha de Jeová, e ele era sarcástico ao dizer que todos os "ímpios" - melhor seria dizer, os não-Testemunhas de Jeová - seriam destruídos; e parecia haver nele um sentimento de satisfação, de prazer, ânsio de que logo isso acontecesse, para que apenas ficasse no mundo o Povo Eleito, feliz por acreditar que um holocausto sem precedentes eliminasse do planeta 6 bilhões de pessoas.

Quando há ignorância dos textos bíblicos, até é justificável que pessoas de bem sejam manipuladas por uma ou outra religião. Mas tratando-se dos Testemunhas de Jeová é abominável.

Gostaria muito que o Sr. comentasse sobre isso.

Um abraço de seu mais assíduo leitor,

Jean Rodrigo Pituco.



Meu caro Pituco:

não se trata de ignorância dos textos bíblicos. Mas de conhecimento profundo. Os Testemunhas são coerentes com o Antigo Testamento. Jeová era, inicialmente, apenas o deus de Israel. Todas as demais tribos, cada uma com seu deus, eram tribos inimigas. Em todo o Pentateuco, não temos informação nenhuma de que Moisés acreditasse na existência de um só Deus.

A idéia de um deus único só vai surgir mais adiante, no dito Segundo Isaías. Reiteradas vezes escreve o profeta:

44:6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

Num acesso de egocentrismo, Jeová se proclama o único:

7 Quem há como eu? Que o proclame e o exponha perante mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda hão de vir. 8 Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim?

Ou ainda:

45:5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças. (...) 21 Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.

Só aí, e tardiamente, surge na Bíblia a idéia de um só Deus. É um deus ciumento - ele próprio o declara e não aceita o culto a nenhum outro deus. Incoerentes são os cristãos que acham que Jeová é um deus cheio de amor.