¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, julho 18, 2009
 
QUANDO O FUTEBOL ERA LAICO


Caroline Celico é a mais nova pastora da igreja Renascer. A Renascer, se alguém não lembra, é aquela igreja criada em fundo de quintal, pelos publicitários Estevam Hernandes e Sonia Hernandes, doravante denominados bispa Sônia e apóstolo Estevam. Ambos estão cumprindo prisão nos Estados Unidos por entrarem no país com dólares não declarados, dentro de uma bíblia. O livro sagrado tem muitas utilidades.

A pastora é também casada com o futebolista Kaká, grande doador da igreja do apóstolo e da bispa vigaristas. Kaká é aquele crente que decidiu casar virgem. Quando jogava no Milan, declarou à edição italiana da Vanity Fair que levava uma vida regrada dentro dos preceitos da Bíblia e que por isso chegou virgem ao casamento. Melhor falasse de futebol. Futebolista falando de Bíblia é algo como o Lula falando de gramática.

"Sou um jovem normal com valores fortes. Sou religioso, seguindo a confissão evangélica, e tento viver seguindo os preceitos da Bíblia" – disse na ocasião. Falando de sua mulher, Caroline, disse que ambos decidiram casar virgens e que não tiveram relações sexuais desde o início de seu noivado em 2002 até a noite de núpcias, em dezembro de 2005. "Optamos por chegar castos ao casamento. A Bíblia ensina que o amor verdadeiro é alcançado apenas com o casamento, um laço de sangue no qual a mulher perde a virgindade. Para nós, a primeira noite foi magnífica".

Caiu no conto do vigário. Pois se a Bíblia pune a mulher que não chega virgem ao casamento, não exige virgindade alguma do homem. Caroline, por sua vez, vai instalar uma franquia da Renascer em Madri. O que motiva o casal – diz Mônica Bergamo em sua coluna – "é que nós vamos estar podendo abrir uma igreja lá". "O Senhor estava nos querendo lá em Madri", diz a novel pastora.

Uma primeira pergunta se impõe. Qual Senhor estará querendo criar uma igreja em Madri? Porque aquele Senhor, o antigo Jeová, tem igrejas à beça, não só em Madri como em toda Espanha. Mais curiosa é a relação que a pastora Carol estabelece entre teologia e futebol, ao explicar o compromisso de Deus com a ida de Kaká para a Espanha. "Como pode no meio da crise alguém ter dinheiro? O dinheiro do mundo tem que tá em algum lugar. E Deus colocou esse dinheiro na mão de quem? Do Real Madrid, pra contratar o Kaká. Foi uma grande bênção."

Essa é nova. Antes, o bom Jeová investia em templos. Agora, segundo a pastora, está aplicando suas poupanças no futebol. Outra pergunta se impõe: declarará o Senhor sua aplicação às autoridades da Receita? Ou estará o Todo-Poderoso acima de todo fisco?

Houve época em que o futebol era laico.