¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

Powered by Blogger

 Subscribe in a reader

sábado, agosto 15, 2009
 
COMENTÁRIO DO RAPHAEL PIAIA


CATADORES DE MACACOS

Acabo de voltar do Baguete. Impressionante! A cada pedrada que o Janer joga, uma nova revoada de ecólogos se forma. Forma-se, veja só, exigindo a cabeça dele. Quase posso imaginá-los levantando foices e tochas enquanto comem tofu.

Para quem não acompanhou a contenda, Janer escreveu um artigo denunciando a curiosa predileção que ecólogos, ornitólogos e ambientalistas têm aos pássaros e macacos em detrimento de seres humanos. Comentou inclusive sobre uma ONG estrangeira que conseguiu vetar um projeto indiano destinado a abastecer por volta de 40 milhões de pessoas com energia elétrica e água potável (as salvando do consumo de água podre e esterco de vaca) sob a seguinte justificativa: “Não queremos que aquelas populações (populações indianas) adquiram os hábitos de consumo do Ocidente”. A representante da ONG fez tal declaração, como já é praxe, direto do conforto de seu apartamento no Ocidente. Apartamento onde desfruta de água limpa e aquecida provavelmente sem nem mesmo perceber, tão acostumada que está a essas comodidades. E então o leitor me pergunta: o que o Janer disse sobre essa história? Ora, o Janer, caro leitor, o maléfico Janer, se opôs ao histerismo dos que abraçam árvores enquanto chutam crianças. Pois é, ele é mesmo um sujeito perverso…

Esse ódio ao homo sapiens não é tão novo nem difícil de explicar. Aliás, fácil de explicar mas difícil de entender. Penso que essas pessoas têm aversão por si mesmas, ou talvez estejam apenas muito vazias, tão vazias que buscam alguma causa – qualquer uma - que as preencham. Há pouco, comentei em outro artigo sobre a ex-vice-presidente da organização PETA (aquela entidade que luta contra as pesquisas científicas que utilizam animais). Essa senhora, gigante da coerência, só pode tratar a diabetes que a acomete graças a um tratamento desenvolvido com o uso de animais. Isso constrange os heróis da PETA? Nope! A presidente do grupo, Ingrid Newkirk, já afirmou que mesmo se das pesquisas com animais resultasse a cura para a AIDS, eles permaneceriam contrários a elas.

Dias atrás, em algum canal a cabo, eu assistia à propaganda de um documentário sobre o tratamento bárbaro dispensado aos animais em abatedouros. Até aí, a coisa ia bem. Crueldade desnecessária é sempre estúpida. Ocorre que então um rapaz apareceu relatando repleto de orgulho o momento de sua maior epifania. Disse algo mais ou menos assim: “Um belo dia me perguntei: por que as vidas das pessoas seriam mais importantes que a do meu cachorro?” Foi essa minha deixa para mudar o canal.

O Janer chegou a comentar que ecólogo é uma daquelas profissões não regulamentadas, ou seja, assim como astrólogos e psicanalistas, qualquer um pode se declarar profissional dessa área. Um dos tree huggers se escandalizou: “Respeite também quem escolheu as profissões que o sr. destratou. PRECONCEITO é crime!!!!“

Inseguros, histéricos e buscando uma ideologia para viver, eis alguns dos garotos que cresceram assistindo demais aos desenhos do Capitão Planeta. Apesar disso, uma serventia, admito, eles têm. São realmente divertidos.

(http://zefirosblog.wordpress.com)