¡Ay de aquel que navega, el cielo oscuro, por mar no usado
y peligrosa vía, adonde norte o puerto no se ofrece!
Don Quijote, cap. XXXIV

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terça-feira, agosto 18, 2009
 
INSTITUTO CHICO MENDES
BRANDE BALEIAS CONTRA
O PORTO DE IMBITUBA



Do Diário Catarinense,
por Moacir Pereira:


PORTO: NOVO DEBOCHE

Depois de incontáveis audiências e reuniões, além de muita negociação, o governo Lula licitou um terminal do Porto de Imbituba (SC), em 2008. Venceu a Santos Brasil, maior operadora portuária de contêineres da América do Sul, que já atua em Santos. Com contrato que prevê investimentos de R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. Imbituba movimentava 1 milhão de toneladas de carga. Registra, hoje, 2 milhões, o dobro. A Santos Brasil tem compromisso de movimentar 30 mil contêineres por mês, ou mil por dia, a partir de 2012. Já investiu R$ 30 milhões dos R$ 70 milhões previstos para este ano. Emprega 400 trabalhadores e técnicos. Há estudos para colocar o Porto de Imbituba na rota dos navios gigantescos, da linha pós-panamax.

Mesmo possuindo as licenças ambientais e autorizações da prefeitura de Imbituba para realizar a ampliação do cais, prevista no contrato de concessão, a Santos Brasil teve as obras embargadas pelo Instituto Chico Mendes. Está tendo um prejuízo mensal de R$ 1 milhão com trabalhadores parados.

O Instituto Chico Mendes alega que o porto está na APA da Baleia Franca e que o bate-estaca provoca ruídos, tirando o sono das baleias que circulam pelo litoral catarinense nesta época do ano. O administrador do porto, Jesiel Pamato de Souza, contesta o embargo, exibindo de público todas as licenças da Fatma e da prefeitura de Imbituba. O ICMBio não reconhece estas licenças.

Revoltado com o embargo, o prefeito Beto Martins levantou dados e denunciou:

– O Porto de Imbituba está fora da APA da Baleia Franca. E acusa outra violência: – Há dois anos, o Exército brasileiro realiza as obras de construção do molhe de abrigo. Eles têm todas as licenças em dia. Agora, também está tudo embargado.

A Santos Brasil abriu diálogo para qualquer acordo para proteção da baleia-franca. Não foi ouvido. Até a ministra Dilma Rousseff entrou no circuito. Mas se até sexta-feira o embargo não for levantado, a Santos Brasil desmonta o canteiro e abandona as obras.

Falta bom senso. E está virando deboche!